25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Moradores do bairro Redenção recebem cestas de alimentos do Governo do Estado

Publicado em 24 de fevereiro, 2022

A ação beneficiou mais de 100 famílias em vulnerabilidade social. Foto: Divulgação/Djalma Jr./Sepror

Mais de 1,5 toneladas de alimentos foram entregues nesta quarta-feira (23) para a Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (Amaff). A ação beneficiou mais de 100 famílias em vulnerabilidade social no bairro Redenção, zona Centro-Oeste, e foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), via Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

Os alimentos coletados foram doados pelos feirantes das Feiras da Banana e Manaus Moderna. As doações abrangem itens que não seriam comercializados, entre verduras, frutas e legumes, mas que ainda se encontram em boas condições, tendo todos os seus valores nutricionais preservados.

Cada uma das famílias foi beneficiada com uma cesta de alimentos. Cada cesta contém frutas, verduras e legumes, tendo peso aproximado de 10 quilos, e irá complementar a alimentação do dia a dia das famílias.

“Em 2021, a gente conseguiu reduzir em 15% o desperdício de alimentos de toda a capital. A gente pretende aumentar isso para 30%, e com certeza garantir a segurança alimentar de muitas famílias amazonenses”, ressaltou o coordenador do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos da Sepror, Carlos Henrique da Conceição.

A presidente da Amaff, Cleonice Feitosa, falou sobre o número de beneficiados nas ações realizadas pelo programa. “A Associação tem 100 famílias cadastradas para receber essa doação, e mais 100 famílias no aguardo para que a gente possa atender com essas doações”.

Associação

A Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (Amaff) presta serviços socioassistenciais e cursos profissionalizantes aos moradores do bairro da Redenção, além de repassar as doações realizadas pelo Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

Balanço

Em 2021, o Programa Estadual de Combate ao Desperdício arrecadou 155 toneladas de alimentos, correspondente ao triplo dos totais arrecadados nos anos anteriores. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, foram recolhidas, de três feiras de Manaus, aproximadamente 50 toneladas de alimentos, beneficiando 50 instituições socioassistenciais e 28 mil pessoas.

Para o ano de 2022, o programa pretende arrecadar 300 toneladas de alimentos nas principais feiras de Manaus, e 100 mil toneladas nos supermercados parceiros da cidade.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.