Fundação de Medicina Tropical forma nova turma de especialistas e recebe novos residentes

Foto: Divulgação/Rodrigo Santos/SES-AM

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nesta terça-feira (22/2), a formatura de 10 novos especialistas que concluíram o programa de residência médica e abertura de nova turma de residentes.

“A área médica é uma carreira brilhante e salva muitas vidas. Esses profissionais atendem uma demanda importante para a região e, com certeza, farão a diferença nas unidades de saúde e nas instituições de ensino e pesquisa do Amazonas”, disse Anoar Samad, secretário de Saúde.

Durante a solenidade, que aconteceu no auditório Doutor Luiz Montenegro, foram entregues títulos aos médicos que concluíram especialização em Infectologia, Pediatria e Dermatologia. Na ocasião, também foram acolhidos 13 novos residentes médicos.

Para o diretor-presidente da FMT-HVD, médico infectologista Marcus Guerra, a residência médica é uma oportunidade para os novos especialistas de absorver todo conhecimento possível.

“A residência é o título mais importante para o profissional de medicina exercer com competência o seu trabalho, proporcionando um bom atendimento aos pacientes que deles necessitam. Existem outros títulos de pós-graduação, mas que são complementares apenas para formação acadêmica científica. Porém, para o exercício da profissão, é exatamente a residência médica que dá essa qualificação e a certeza de que vamos trabalhar com muita competência na assistência médica”, afirmou.

A formanda em Infectologia, Paula Bonates, falou como descobriu a paixão pela especialização e a importância de viver a experiência da residência durante a pandemia de Covid-19.

“Quando eu visitei aqui na época da faculdade, durante o internato, eu me apaixonei por esse hospital. É um hospital maravilhoso, voltado para o ensino, e a infectologia é uma área apaixonante. Aqui eu me descobri e não me vejo fazendo outra coisa que não seja a infectologia, e a pandemia veio justamente para ajudar a arrebatar esse sentimento, porque ser residente de infectologia no meio de uma pandemia foi uma experiência maravilhosa”, declarou.

Programa

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação (curso de especialização), caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Os Programas de Residência Médica desenvolvidos na FMT-HVD são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O PRM de Infectologia foi o primeiro programa criado pela FMT-HVD, em 1981, com o nome inicial de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Em 2007, foi criado o programa de Dermatologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. No ano de 2011, a CNRM concedeu o credenciamento em Medicina Tropical, quarto ano de Infectologia, com duração de um ano. Em 2013, foi concedido o credenciamento em Pediatria, com duração de dois anos e, em 2014, a CNRM concedeu o credenciamento em Hepatologia, com duração de dois anos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *