Testes de Covid-19 no Vasco Vasques encerram nesta sexta por queda na procura

Testes de Covid-19 no Vasco Vasques encerram nesta sexta por queda na procura

O Centro de Testagem contra a Covid-19 instalado nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV) encerrará o atendimento à população nesta sexta-feira (04/02). A megaestrutura, montada pelo Governo do Amazonas em parceria com a prefeitura de Manaus, tinha objetivo inicial de funcionar pelo período de 15 dias, como estratégia para aumentar a oferta de testes e contribuir para evitar a disseminação do vírus, além de monitorar os casos da doença.

Com a redução da procura por testes e a diminuição dos resultados positivos para Covid-19, o local será desmobilizado e a testagem continuará sendo realizada nas unidades de saúde.

“Esse foi um serviço importante para a população, pois, com a grande procura pela testagem no mês de janeiro, conseguimos desafogar as nossas unidades de saúde em Manaus e prestar um atendimento de qualidade desde o diagnóstico da doença até o tratamento dos sintomas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad.

De acordo com levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), coletados pelas equipes de saúde que atuam no Centro de Testagem, do dia 19 de janeiro até ontem (02/02), o número de testes de antígeno coletados no local foi de 28.262, sendo 18.438 (64%) com resultados negativos e 9.824 (34%) positivos.

Centro

O atendimento no Centro de Testagem acontece das 9h às 17h, garantindo a testagem de todos que buscarem o serviço até o horário definido. Além do teste rápido para pessoas com sintomas gripais, no local é garantido à população atendimento médico e a medicação para o tratamento dos sintomas da Covid-19.

O Governo do Amazonas, além de ceder o espaço físico do CCAVV, disponibilizou 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, além dos testes de antígeno.

Onde buscar atendimento – Na capital, o teste para diagnóstico da Covid-19 é ofertado à população em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura de Manaus, e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), do Governo do Estado.

A SES-AM orienta os pacientes com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, a buscar assistência em uma UBS mais próxima de sua casa. Nos SPAs e UPAs, o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *