Promotor do Samaúma Rodeio é assassinado a tiros na Feira da Panair

Promotor do Samaúma Rodeio

Promotor do Samaúma Rodeio, Jorge Solidade teve a morte muito lamentada nas redes sociais

José Jorge Mário Solidade ou simplesmente Jorge Solidade foi assassinado na Feira da Panair, por volta das 17h30, nesta sexta (07/01). A polícia divulgou José Mario. Os assassinos o surpreenderam no momento em que chegava ao carro, uma picape preta, e o mataram antes de entrar. A feira, no bairro de Educandos, Zona Sul de Manaus, é uma das mais conhecidas e frequentadas da capital amazonense.

Jorge é de uma família conhecida, promotora de grandes eventos na região do Careiro da Várzea e Careiro Castanho, dona de postos de combustíveis no Janauacá, nos mesmos Municípios. Foram eles que realizaram, dias 09 a 11 de dezembro de 2021, o tradicional Samaúma Rodeio Festival – os moradores escrevem Samaúma mesmo, embora os dicionários contemplem a grafia “Sumaúma”. A comunidade fica no Castanho, na BR-319, KM-078.

A polícia foi acionada à Feira da Panair e chegou por volta das 18h, constatando o assassinato. Outras duas pessoas que estavam com Jorge, no carro, nada sofreram, nem foram importunadas. Não há informações sobre os executores.

O crime acontece no dia seguinte à emboscada de três presos que iam para audiência de custódia, na entrada do Fórum Henoch Reis. Somente um deles, que participou da chacina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) sobreviveu. Os disparos atingiram uma policial civil. Os criminosos utilizaram fuzis e não pouparam tiros na direção em que estavam os policiais. A polícia divulgou fotos dos suspeitos e um deles foi preso quando tentava deixar a cidade pela rodovia Manaus-Itacoatiara (AM-010).

 

Rodeio

Jorge Solidade e toda a família são conhecidos como festeiros por todos os que vivem na BR-319 e arredores. Eles também participam da Feira Agropecuária do Castanho (Agropec). Por lá já passaram atrações como Daniel e Paula Fernandes.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, o Samaúma Rodeio Festival foi um dos poucos a serem concretizados. Com isso, peões de toda a região participaram das provas.

Promotor do Samaúma Rodeio

O cartaz do rodeio de dezembro passado, promovido por Jorge e família

A primeira noite do Rodeio, 9/12, foi Gospel. Depois vieram duas noites quando Léo Matos, Anderson Cleton, Forrozão Norte Nordeste, Reynan & Rayssa e Derlan Swing foram as atrações.

Veja o vídeo feito por curiosos, instantes após o assassinato. O portal teve acesso a outras imagens, mas, em respeito à vítima, que não pode mais se defender, e à família optou por não publicar:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *