12/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pesquisa dá visibilidade ao legado negro em Manaus

Publicado em 20 de novembro, 2021

A pesquisa “Diásporas Negras no Brasil”, de Júlio César Coelho Gama, está em processo de conclusão. Foto: Divulgação

O legado deixado pelos negros maranhenses, manifestado na cultura e religião, a partir da migração destes ao Estado do Amazonas é o tema da mais recente pesquisa de Júlio César Coelho Gama, pesquisador de “Diásporas Negras no Brasil”.

O estudo ganha forma quando as discussões sobre o protagonismo afro viram pautas nacionais, o que é facilmente visto no Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20).

“O legado desses homens e mulheres, que chegavam das migrações vindas do Nordeste brasileiro trazendo consigo uma bagagem cultural de ritos, sincretismos e devoções marcam até os dias atuais nossa cultura e jeito de viver”, diz o pesquisador.

Reflexões

A pesquisa promove reflexões e estudos das manifestações culturais e de matrizes africanas no Yle Asé Opo Messan Orun, conhecido popularmente como Terreiro de Santa Bárbara no Seringal Mirim, na zona Centro-Sul de Manaus.

“Com o estudo pretendo trazer mais compreensão e visibilidade dos saberes e conhecimentos científicos, história e cultura afroamazônicas e suas estratégias de sobrevivência no contexto da Diáspora Africana no Brasil”, explica Gama.

Essa visibilidade pretendida marca o ponto de importância da pesquisa que se encontra em processo de conclusão. “Sabendo da invisibilidade do negro no Amazonas, faz-se necessário analisar de forma científica tais estudos pois precisamos entender e valorizar a importância que os negros tiveram na construção da cidade de Manaus e a valorização desse lugar onde está localizado o Yle Asé Opo Messan Orum”, completa.

Herança

Júlio Gama reafirma a relevância da pesquisa a partir da vasta e rica herança negra na cidade de Manaus. “O legado de homens e mulheres negras, que chegavam das migrações vindas do Nordeste brasileiro trazendo consigo uma bagagem cultural de ritos, sincretismos e devoções marcam até os dias atuais nossa cultura e jeito de viver”, conclui.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.