Butantan quer vacinar contra coronavírus e gripe com dose única

Butantan quer vacinar contra coronavírus e gripe com dose única

O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, quer fazer da Butanvac, vacina brasileira contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o imunobiológico-chefe contra a enfermidade e a gripe. Seria uma forma de agilizar a campanha de vacinação no país.

Em entrevista ao jornal O Globo, Dimas Covas, presidente da entidade, adiantou que a intenção é incorporar a Butanvac “não só como vacina única, mas também como uma vacina combinada”.

“Nós temos duas vacinas: uma em uso, que é a Coronavac, e uma em desenvolvimento adiantado, que é a Butanvac. São vacinas que têm princípios diferentes, que têm imunogenicidades diferentes. E uma pode completar a ação da outra”, analisou.

Segundo o responsável pelo Butantan, o planejamento é manter a Coronavac como o carro-chefe. “Mas, futuramente, nós estamos desenvolvendo um imunizante que combina a vacina da gripe com a da Covid-19 no sentido de disponibilizar uma única vacina que sirva tanto para uma quanto para outra”, destacou.

Os testes, segundo Dimas Covas, estão ocorrendo. “Já estamos fazendo testes em animais e trabalhando intensamente nesse desenvolvimento. Primeiro precisamos terminar a ButanVac para na sequência fazer estudos com essa combinação. Em princípio a vacina seria para todas as populações que são elegíveis para a gripe, que é aplicada a partir dos três anos de idade”, frisou.

A característica do novo coronavírus levará o mundo, segundo o médico, a ter uma “revacinação” contra a enfermidade.

“Prevendo que o coronavírus se tornará possivelmente endêmico, ele não vai desaparecer, decorre dessa suposição a necessidade de uma vacinação anual. E uma vacinação anual que é exatamente a mesma população que recebe a vacina da gripe. Aplicar uma vacina única para Covid-19 e gripe faz todo o sentido”, acrescentou.

PUBLICIDADE
Tags: Butantan
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.