13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nova fase de capacitação da gestão do Sistema Único de Assistência Social deve alcançar os 62 municípios do AM

Publicado em 25 de outubro, 2021

CapacitaSuas visa contribuir com o aprimoramento da gestão do Suas e com a qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais no estado. Foto: Divulgação/Seas

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) estão em tratativas para a execução da terceira fase do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). A meta do Governo do Amazonas é qualificar os 62 municípios do estado.

De acordo com o Departamento de Gestão do Suas (DGSuas/Seas), o CapacitaSuas contribuirá com o aprimoramento da gestão do Suas e com a qualidade da oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais no estado.

Para isso, é necessário que materialize a perspectiva político-pedagógica da Educação Permanente no Suas do Amazonas, potencializando a centralidade dos processos de trabalho e das práticas profissionais, os princípios da interdisciplinaridade, da aprendizagem significativa, da historicidade e o desenvolvimento de capacidades e competências requeridas pelo Suas.

A Seas, como gestora da Assistência Social no Amazonas e responsável pela coordenação, apoio técnico, financiamento, monitoramento e avaliação dos projetos, serviços e benefícios disponibilizados para o público da assistência social, assumiu compromisso com o Governo Federal na garantia da oferta de formação continuada balizada pela realização de capacitações conforme os percursos formativos pactuados, visando, sobretudo, o aprimoramento da gestão e a qualidade dos serviços ofertados.

“Esse esforço conjunto da Seas e do Cetam tem como objetivo final os cidadãos e as cidadãs que necessitam do atendimento da assistência social nos municípios. A capacitação que faremos com certeza vai chegar à ponta, que é a melhoria da oferta à população dos serviços e benefícios socioassistenciais”, destaca Alessandra Campêlo, secretária da Seas.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.