Projeto ‘Gol do Brasil’, para jovens em situação de vulnerabilidade, será implementado pelo Governo do AM e CBF

O governador Wilson Lima anunciou o projeto “Gol do Brasil”, voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. Foto: Divulgação/Lucas Silva/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), anunciou nesta terça-feira (12) a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a implementação do projeto “Gol do Brasil”, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Manaus e no município de Autazes. Para atuar no projeto, serão capacitados 25 professores de Educação Física da rede estadual do Amazonas.

O “Gol do Brasil” é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. Em Manaus, o projeto entrará em atividade no Ceti Manaus, que está sendo construído na antiga ocupação Monte Horebe, zona Norte da capital, contemplando 240 estudantes.

O anúncio da parceria foi feito pelo governador Wilson Lima durante o treino da seleção brasileira masculina de futebol no estádio Ismael Benigno, a Colina, no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus. A seleção enfrenta o Uruguai nesta quinta-feira (14) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, na Arena da Amazônia.

“No próximo dia 29, nós estamos indo até o Rio de Janeiro, à CBF, para assinar esse acordo do ‘Gol do Brasil’ para iniciar no município de Autazes e também aqui em Manaus, lá na escola Monte Horebe, que fica próximo do Viver Melhor. É uma espécie de escolinha da CBF para oportunizar a essas crianças, que estão em condição de vulnerabilidade social e que têm vocação para o esporte. A gente tem muito talento escondido por aí e, quem sabe, a gente pode revelar grandes atletas com essa parceria”, disse Wilson Lima.

Habilidades

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.

Com o projeto, 25 profissionais de Educação Física da rede estadual serão capacitados com a Licença S da CBF Academy, para atuarem diretamente no projeto em Manaus. Durante a formação, eles estudarão os conhecimentos práticos e teóricos sobre a metodologia aplicada pela CBF no “Gol do Brasil”.

Na tarde de hoje (12), 140 estudantes da rede pública estadual assistiram ao treino da seleção brasileira de futebol no estádio da Colina. Foto: Divulgação/Lucas Silva/Secom

Treino

O treino da seleção brasileira em Manaus contou com a participação de 140 estudantes da rede pública estadual. Foram selecionados estudantes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *