No Dia das Crianças, alunos da rede estadual acompanham treino da seleção brasileira no estádio da Colina

Foram selecionados 150 estudantes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta terça-feira (12), Dia das Crianças, 150 estudantes da rede pública estadual, previamente credenciados, que foram assistir ao treino da seleção brasileira masculina de futebol. Na ocasião, ele anunciou que o Governo do Amazonas, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), implantará no estado o projeto “Gol do Brasil”, voltado a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

O treino ocorreu no Estádio Ismael Benigno, a Colina, no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus. A ida dos alunos ao treino é uma parceria entre Governo do Estado, CBF e Federação Amazonense de Futebol (FAF). A seleção brasileira joga em Manaus pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, na próxima quinta-feira (14). A partida é promovida pela CBF com apoio do Governo do Amazonas.

“É muito simbólico esse jogo da seleção brasileira e, aqui, deixo o meu agradecimento à CBF, ao empenho que todos os envolvidos tiveram, ao empenho da nossa equipe de segurança, da Fundação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, de todos os servidores do Estado e da Prefeitura de Manaus envolvidos na realização desse grande evento. É muito simbólico, é muito importante. Isso mostra o quanto o Amazonas conseguiu evoluir no combate à pandemia e mostra que nós estamos no caminho certo de retorno à normalidade das nossas vidas”, disse o governador.

Critérios

Para acompanhar o treino, foram selecionados estudantes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular.

Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

Aluna do 8º ano, Márcia Lacerda, foi uma das selecionadas para acompanhar o treino. “Tô muito nervosa, muito nervosa mesmo, eu quero tirar muitas fotos com os jogadores e o meu coração tá saindo pela boca. Quando a gente tava vindo para cá eu estava muito nervosa e pensei que ia ter um piripaque”, disse a estudante.

Por determinação do governador Wilson Lima, também foi definido que a escolha para assistir ao treino incluiria estudantes de 10 escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, já que o esporte contribui para o combate da violência e dependência química.

Gol do Brasil

Segundo Wilson Lima, ainda neste mês, no Rio de Janeiro, haverá a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para a implementação do projeto “Gol do Brasil” no Centro Educacionais de Tempo Integral (Ceti) que está sendo construído, pelo Governo do Estado, na antiga ocupação Monte Horebe, e também no município de Autazes. Mais de 240 alunos em situação de vulnerabilidade social serão beneficiados.

O “Gol do Brasil” é norteado por habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e promove atividades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Professores da rede estadual serão capacitados pela CBF para realização projeto.

Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

CBF Social

Desde 2015, a entidade dispõe de um departamento exclusivo para fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte. A iniciativa envolve várias diretorias e promove atividades de inclusão a partir do futebol, da Seleção Brasileira e de jogadores e treinadores do país. O projeto conta também com o apoio da Conmebol. Desde que foi criado, o CBF Social já beneficiou mais de cem mil pessoas de diferentes faixas etárias e gêneros.

FJU

Antes do treino começar, Wilson Lima foi ao Centro de Convivência Magdalena Arce Dou, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, acompanhar evento promovido Força Jovem Universal (FJU). O movimento ligado à Igreja Universal realizou atividades de esporte e lazer nesta terça-feira. O deputado estadual João Luís estava presente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *