Urbanização: ramal do Torres, na BR-174, recebe obras de aterro, terraplanagem e contenção com rip-rap,

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

Desde o começo do ano, a Prefeitura de Manaus busca atender as comunidades da zona rural com o objetivo de garantir acessibilidade aos moradores e possibilitar o escoamento da produção agrícola. Nesta quinta-feira (7), o ramal do Torres, vicinal do ramal da Cooperativa, localizado na BR-174, recebe obras por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O local, bem distante da região central da capital, vem sendo urbanizado.

As equipes de obras da Seminf implantaram mais de 15 metros com duas linhas de rede de drenagens profundas no trecho em que passa o igarapé, mais 20 metros de contenção com rip-rap, aterro e fizeram a terraplanagem da área. A ação se deu em virtude de fazer a ligação dos trechos entre o igarapé, que após a terraplanagem virou uma via segura para os moradores das comunidades rurais, que não tinham trafegabilidade e acessibilidade no local.

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Egleuson Santiago, o local estava sem acesso, pois é cortado pelo igarapé da área. A situação dificultava a locomoção das pessoas que moram do outro lado do igarapé. Os trabalhos de Infraestrutura implantados no ramal fizeram a ligação do trecho, formando uma via com trafegabilidade.

“A Seminf implantou a rede de drenagem profunda com tubulações em concreto e as contenções com rip-rap, que foram aterradas, interligando o trecho do igarapé. Após essa etapa, a comunidade vai poder ir e vir com a segurança merecida”, disse Santiago.

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

Luiz Inácio de Souza, 63, morador do ramal há mais de 15 anos, comentou que a ligação do trecho, formando uma via, dará acessibilidade para todos. “Como o ramal era cortado por esse igarapé, na época das cheias tínhamos que atravessar algumas vezes de canoa. Sou morador do outro lado, levo minha pequena produção de peixes para Manaus e, muitas vezes, carregava nas costas sacos com ração para alimentar os animais. Agora já posso sonhar com um carrinho para transportar as sacas com ração e também escoar de, forma segura, a minha criação de peixes”, enfatizou o morador.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *