19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Primeiro Festival de Circo no Amazonas acontece de 2 a 7 de outubro

Publicado em 28 de setembro, 2021

Programação inclui espetáculos, oficinas e inicia com uma palestra do ator Marcos Frota.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza o primeiro Festival de Circo do Amazonas, a partir do sábado (02/10) até o dia 7 de outubro, com espetáculos e oficinas em Manaus. A programação inicia com uma palestra do ator e produtor cultural Marcos Frota. A programação é gratuita.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o evento era uma demanda da classe e um compromisso da gestão do governador Wilson Lima.

“Desde o começo desta gestão, temos conversado com todas as categorias e segmentos artísticos, no intuito de encontrar formas de atender melhor a todos. Não foi diferente com o segmento circense. O primeiro Festival de Circo do Amazonas vai reunir diversos artistas em diferentes pontos de Manaus para apresentar e celebrar a arte do circo, que é tão antiga e está sempre se renovando. Esperamos que o público possa apreciar nossos artistas”, declara.

A programação inicia com um workshop do ator, produtor cultural e circense Marcos Frota, sobre o novo lugar do circo brasileiro, no sábado, das 10h ao meio-dia, no Circus Marcos Frota, localizado na avenida Belmiro Vianez, s/nº, bairro Alvorada.

De acordo com o ator, a palestra vai discutir também a atividade circense e a carreira do artista de circo no setor cultural. As inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.gle/r4iGodDHdD1Jov9b6.

“Estarei presente para destacar a importância do circo na retomada de atividades presenciais na área da cultura, mas, principalmente, sobre o protagonismo que o circo tem neste momento da vida cultural em todo o nosso país”, revela Frota.

Apresentações

No fim de semana em que se inicia o evento serão realizadas apresentações no Largo de São Sebastião, com o espetáculo de rua do projeto “Roda na Praça”, no sábado (02/10), e com o espetáculo “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz, no domingo (03/10), ambos às 17h30.

A atriz, produtora cultural e palhaça Ana Oliveira, coordenadora do “Roda na Praça” – projeto independente desenvolvido por vários artistas locais –, explica que o espetáculo reúne números variados da arte circense, como palhaçaria, malabares, truques de mágica, entre outros. Ana acredita que o festival vai mobilizar o público a se interessar mais pela arte do circo no estado.

“O circo é muito diverso, então é muito importante poder abranger todas as linguagens e possibilidades do fazer circense, que vai desde o mais tradicional até artistas de rua, ou até para quem está saindo do teatro e pesquisando sobre o circo. Todos podem celebrar essa arte milenar”, ressalta Ana.

A programação até o dia 7 de outubro ainda conta com performances da Associação dos Artistas Circenses, Artistas do Circo Ramito, o projeto “Roda na Praça” e Grupo Cacompanhia.

As apresentações serão realizadas em diversos pontos da cidade, como o Centro Cultural Barravento, no bairro Praça 14; o Amazon Master Circus, no bairro Aleixo; e o Ramito Circo, no estacionamento do Shopping Via Norte. O encerramento do festival será no Teatro Amazonas.

Para participar das apresentações e oficinas, o público deverá apresentar a carteira de vacinação com duas doses, ou dentro do intervalo para a aplicação da segunda dose. Os locais também permitirão a entrada até 75% da capacidade, conforme decreto do Governo do Amazonas.

Oficinas

Entre as atividades formativas, ainda estão incluídas oficinas de Monociclo, que acontece no sábado (02/10), com a artista circense venezuelana Teffy Rojas; de Malabares, no domingo (03/10), com Denys Cauper, licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integrante do projeto “Roda na Praça”.

Também haverá oficinas de Tecido, com o bailarino, performer e artista circense, José Arenas; de Lira Circense, com a bailarina, atriz, acrobata e palhaça Francine Marie, e de Handstand, com o artista, produtor cultural e educador Jean Winder.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Os links para inscrição estão na programação completa.

Confira a programação:

APRESENTAÇÕES

2 de outubro (sábado), às 17h30

O quê: Espetáculo de rua com o projeto “Roda na Praça”
Local: Largo de São Sebastião, Centro

3 de outubro (domingo), às 17h30

O quê: Espetáculo “Ensaio Geral”, com Klindson Cruz
Local: Largo de São Sebastião, Centro

4 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h

O quê: Show de artistas de circo
Local: Amazon Master Circus, avenida André Araújo, 2.800, Aleixo

5 de outubro (terça-feira), das 9h às 11h

O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses
Local: Ramito Circo, no estacionamento do Shopping Via Norte, avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, bairro Monte das Oliveiras

6 de outubro (quarta-feira), das 9h às 11h

O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses
Local: Ramito Circo

7 de outubro (quinta-feira)

Das 9h às 11h
O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses
Local: Ramito Circo

20h
O quê: Encerramento com o grupo Cacompanhia
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, Centro

Necessário agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br)

OFICINAS

2 de outubro (sábado)

Das 10h ao meio-dia
O quê: Palestra com o ator Marcos Frota
Local: Circus Marcos Frota, avenida Belmiro Vianez, s/nº, Alvorada
Link para inscrição: https://forms.gle/r4iGodDHdD1Jov9b6

Das 14h às 17h
O quê: Oficina de Monociclo, com Teffy Rojas
Local: Centro Cultural Barravento – avenida Jonathas Pedrosa, nº 1166, Praça 14 de Janeiro
Link para inscrição: https://forms.gle/7yvXKWbcB6HXWHPN8

3 de outubro (domingo), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Malabares, com Denys Cauper
Local: Centro Cultural Barravento
Link para inscrição: https://forms.gle/cVqQppsYLmMTZrKL9

4 de outubro (segunda-feira), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Tecido, com José Arenas
Local: Centro Cultural Barravento
Link: https://forms.gle/CxhGy83m7CmMSZ2aA

5 de outubro (terça-feira), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Lira, com Francine Marie
Local: Centro Cultural Barravento
Link: https://forms.gle/wJAuttUF2S6wEhrG8

6 de outubro (quarta-feira), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Handstand, com Jean Winder
Local: Centro Cultural Barravento
Link: https://forms.gle/qPSuTRMyPUbZxp7h8

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.