25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dez leitos completos de UTI serão implantados em Parintins pelo governo do AM

Publicado em 14 de setembro, 2021

Uma visita técnica do governo foi realizada no Hospital Jofre Cohen nesta terça-feira (14). Foto: Divulgação/Rodrigo Santos/SES-AM

O secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, realizou nesta terça-feira (14) visita técnica no Hospital Jofre Cohen, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que irá receber leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A instalação da estrutura de média e alta complexidade no interior do Estado faz parte do programa Saúde Amazonas, por meio do projeto Saúde nas Calhas, da SES-AM.

Parte dos equipamentos já está no município, incluindo um tomógrafo entregue pelo Governo do Estado, por meio da SES-AM. Também foram entregues dez leitos completos com cama, respiradores, monitores, bombas de infusão e equipamentos de hemodiálise – adquiridos por meio de parceria entre a Prefeitura de Parintins e a empresa Celeo.

“Por determinação do governador Wilson Lima iremos implantar, pela primeira vez na história do estado, leitos de UTI no interior e vamos iniciar por Parintins. A instalação depende de aprovação do projeto e de processo licitatório para obra de adequação na estrutura do hospital. Trouxe a equipe de assistência e engenharia para averiguar como podemos avançar mais na saúde e somar esforços para melhorar o atendimento à população parintinense”, afirmou Samad.

De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo, a descentralização dos serviços assistenciais à população irá ampliar o atendimento no hospital, com acréscimo de recursos humanos, e o acesso à saúde no município que, também, atende outras cidades próximas de Parintins e de municípios do Pará.

“Parintins sempre foi uma das grandes prioridades para gestão estadual, tanto que em 2019 foram os primeiros leitos de UCI (unidades de cuidados intermediários) que o Estado implantou. O projeto das UTIs seria o desdobramento das UCIs, mas as alças epidêmicas dificultaram e nós não poderíamos prosseguir sem a segurança dos indicadores. Com a pandemia acalmando e os indicadores melhorando a gente tem condições de realizar a obra zelando pela saúde da população”, explicou o secretário Cássio.

Foto: Divulgação/Rodrigo Santos/SES-AM

No município, o secretário Anoar visitou o espaço da unidade hospitalar onde será construída a área para os leitos de UTI e o parque de imagens, além das usinas de oxigênio em operação. Na visita, o secretário constatou que o município está sem internações de paciente com Covid-19 desde a última sexta-feira (10). O médico também esteve no Hospital Padre Colombo e conheceu a estrutura de assistência materno-infantil.

Recursos

O Governo do Amazonas repassou à Parintins neste ano, de janeiro a junho, R$ 4,7 milhões em recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), para aplicação exclusiva em ações de saúde, além de R$ 6,5 milhões para investimento em medicamentos produtos para saúde, oxigênio, recursos humanos, obras e para as ações de combate à pandemia de Covid-19.

O prefeito em exercício de Parintins, Mateus Assayag, disse que é fundamental a parceria com o Governo do Estado para efetivação dos leitos de UTI. “Sem a parceria do Estado não vai. A infraestrutura para instalar os equipamentos tanto na UTI quanto do parque de imagens precisa do apoio do Estado; e operar esses equipamentos têm um custo altíssimo”, afirmou.

Saúde nas Calhas

O projeto tem o objetivo de descentralizar os serviços assistenciais à população do interior do Estado, com a implantação de estrutura de média e alta complexidade nos hospitais de oito municípios polos de saúde regional. Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé também estão previstos para receberem a instalação de UTIs e que servirão de apoio para os demais municípios de cada região.

“Parintins está entre os projetos prioritários do Saúde Amazonas. A nossa missão, a partir desta viagem, é estreitar cada vez mais a comunicação do Saúde Amazonas com todos os técnicos de Parintins, para que possamos trabalhar em um plano de ação com cronograma a partir do levantamento de necessidades, que é o objetivo da viagem”, explicou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud.

O secretário executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata, o deputado estadual Tony Medeiros e vereadores da Câmara Municipal de Parintins acompanharam a visita técnica nas unidades hospitalares.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.