Grupo de acolhimento para pessoas com HIV da FMT-HVD retoma atividades

O símbolo do grupo Solidariedade e Ação é a foto dos pés reunidos, que significa que os profissionais da FMT-HVD e os pacientes caminham juntos. Foto: Divulgação/FMT-HVD

Um grupo de acolhimento que agregou e humanizou o atendimento de pessoas que vivem com HIV na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), o Solidariedade e Ação completou três anos e voltou a ter suas reuniões após o início da pandemia de Covid-19. A comemoração é marcada com um grande número de adesões ao tratamento.

O Solidariedade e Ação tem como objetivo principal promover a adesão das pessoas que vivem com HIV ao tratamento. O grupo faz parte do Qualiaids, sistema de avaliação da qualidade organizacional dos serviços do SUS que prestam assistência ambulatorial a esse público.

O início do tratamento com medicamentos antirretrovirais é um dos momentos mais difíceis para o soropositivo, pois uma nova rotina deve ser incorporada em sua vida. E os remédios podem lembrá-lo a cada momento da doença.

Quem faz o tratamento precisa tomar os remédios corretamente, mesmo com possíveis problemas de horário e efeitos colaterais. E a adesão é um dos maiores desafios para os pacientes. Por isso, os profissionais da saúde da FMT-HVD promoveram a criação do grupo.

“Nesses três anos, percebemos que o grupo contribuiu para aumentar a adesão do tratamento do HIV. Inclusive houve depoimentos de um participante, que está com a gente desde o início, dizendo que uma das angústias dele era não realizar o sonho de ficar com a carga viral indetectável. O grupo acabou propiciando um encontro com um infectologista, que iniciou um outro acompanhamento, e esse paciente conseguiu realizar seu sonho”, diz a psicóloga Salete Fernandes, uma das coordenadoras do grupo.

Fatores emocionais

A psicóloga lembra que a adesão ao tratamento não se resume à simples ingestão de medicamentos, mas é multifatorial. O grupo também vem ao encontro destes outros fatores, principalmente os emocionais.

Reuniões

Qualquer pessoa que viva com HIV e seus familiares podem participar das reuniões, que ocorrem quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, às 9h, no ambulatório da FMT-HVD (avenida Pedro Teixeira, s/nº – Dom Pedro). Para isto a pessoa deve estar vacinada, com comprovação mediante apresentação do cartão de vacinação.

O Solidariedade e Ação é o primeiro grupo de acolhimento de pessoas com Aids com uma equipe multiprofissional da FMT-HVD, nos 47 anos de história. O grupo conta com apoio de psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais para o acolhimento dos pacientes. O objetivo é facilitar a adesão ao tratamento HIV, este sendo o grande desafio.

O símbolo do grupo é a foto dos pés reunidos, que significa que os profissionais da FMT-HVD e os pacientes caminham juntos.

Atendimento

No atendimento de média e alta complexidade, a FMT-HVD é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em doenças infectoparasitárias e tropicais, acidentes ofídicos e dermatologia tropical. Na área de assistência ambulatorial, de janeiro a dezembro de 2018, a FMT-HVD realizou 1,2 milhão de procedimentos de diagnóstico, 1,8 mil cirurgias e 231,3 mil procedimentos clínicos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *