24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Bolsonaro pedirá ao Senado que instaure processo contra os ministros Moraes e Barroso, do STF

Publicado em 14 de agosto, 2021

A manifestação de Bolsonaro ocorre um dia depois de Alexandre de Moraes determinar a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, aliado político do presidente. Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que vai pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), que instaure um processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu perfil no Twitter, Bolsonaro escreveu neste sábado (14) que “De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais.”

“Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos”, postou o presidente. “Na próxima semana, levarei ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido para que instaure um processo sobre ambos, de acordo com o art. 52 da Constituição Federal.”

A manifestação de Jair Bolsonaro ocorre um dia depois de Alexandre de Moraes determinar a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e aliado político do presidente. A prisão foi efetuada depois de um pedido da Polícia Federal no inquérito que investiga milícias digitais.

“Lembro que, por ocasião de sua sabatina no Senado, o Sr. Alexandre de Moraes declarou: “reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição, e minha devoção com as LIBERDADES INDIVIDUAIS”, continuou o presidente. “O povo brasileiro não aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais (art. 5° da CF), como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los.”

Também pelo Twitter, um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que o pedido do pai será pelo impechment contra Moraes e Barroso.

“Presidente Bolsonaro levará semana que vem ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco @rpsenador (DEM-MG) pedido de impeachment de Barroso e Alexandre de Moraes, conforme prevê o art. 52 da Constituição. Base do pedido é contínuas violações de liberdades como a de expressão”, postou Eduardo, seguido de uma imagem do referido artigo da Constituição.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.