26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Justiça Federal inocenta prefeito, na acusação de sonegar INSS dos funcionários

Publicado em 08 de julho, 2021

Justiça Federal inocenta prefeito, na acusação de sonegar INSS dos funcionários. Foto: Divulgação

Durante sessão realizada na última terça-feira (06), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) julgou o processo nº 0004812-69.2013.4.01.3200/AM, inocentando o prefeito de Parintins, Bi Garcia, na ação movida pela Ministério Público Federal (MPF).

Na ação contra Bi Garcia, o Ministério Público alegou que a Prefeitura de Parintins não fez o repasse obrigatório das contribuições previdenciárias de servidores públicos municipais ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Na argumentação, o MPF declarou que houve improbidade administrativa.

Após discussão e análise do processo, o relator constatou que houve o repasse das contribuições ao INSS, sendo feita de forma parcelada e sem qualquer prejuízo aos cofres públicos. O parecer do relator foi acompanhado por todos os demais membros da turma julgadora, inocentando Bi Garcia por unanimidade.

Todas as condenações impostas em julgamento de primeira instância foram excluídas com o julgamento do TRF1. Como houve atraso no recolhimento das contribuições previdenciárias, a quarta turma do Tribunal deliberou pela aplicação de uma multa de dois salários mínimos a Bi Garcia.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.