04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dois casos de Covid-19 em voos vindos de SP são detectados no Aeroporto Eduardo Gomes

Publicado em 18 de junho, 2021

O dado é referente aos últimos 15 dias e representa 0,22 % de detecção da doença, em 888 pessoas testadas no aeroporto. Foto: Divulgação

Dois casos de Covid-19 em passageiros de dois voos diferentes que desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, foram identificados durante a operação de testagens para detecção do novo coronavírus. O dado é referente aos últimos 15 dias e representa 0,22 % de detecção da doença, em 888 pessoas testadas no aeroporto. As testagens tiveram início no dia 31 de maio.

Um dos casos positivos foi detectado no dia 8 de junho, em um voo procedente de São Paulo. O segundo caso confirmado foi identificado em 10 de junho, em voo também vindo de São Paulo. Pela operação de testagens, os pacientes detectados com Covid-19 são orientados a ficar em isolamento domiciliar de, pelo menos, 14 dias. As amostras foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia) para o sequenciamento e identificação de novas variantes do vírus que já circulam em outras regiões do Brasil.

Testagem voluntária

A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, destacou que, ao todo, até esta sexta-feira (18/6), foram realizados 768 testes de antígeno e 120 RT-PCR. “Trata-se de uma testagem voluntária, mas buscamos mostrar para a população a importância em aderir às testagens, como forma de contribuir para o monitoramento do vírus e suas variantes”, afirmou.

Tatyana acrescentou que os resultados dos exames são emitidos em até 15 minutos após a coleta da amostra e que as testagens constituem importante ferramenta para a análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no Amazonas, incluindo as variantes do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com a coordenadora da operação de testagens, enfermeira Evelyn Campelo, que está à frente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM), a testagem também é gratuita. “A meta é testar 30% da população que desembarca diariamente no aeroporto”, afirmou.

Porto de Manaus

As testagens também estão sendo realizadas no Porto de Manaus. Até esta sexta-feira (18/6), foram realizados 319 testes RT-PCR na estação portuária, com passageiros de barcos que atracam no porto. Não foram detectados casos positivos do novo coronavírus.

Monitoramento

A ação de testagens é realizada pela FVS-AM e ocorre em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus).

A iniciativa conta com o apoio de 18 profissionais de saúde do quadro efetivo da SES, entre eles 10 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros e quatro farmacêuticos, que trabalham em plantão, abordando os passageiros no portão de desembarque, oferecendo o teste gratuito, bem como orientações de prevenção contra o novo coronavírus.

A FVS-AM é a primeira fundação pública estadual do país a reunir as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e laboratorial. O órgão funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.