André Ribeiro, ex-piloto da Fórmula Indy, morre vítima de câncer, aos 55 anos

André Ribeiro tratava de um câncer no intestino. Foto: Divulgação

O piloto brasileiro André Ribeiro, que fez carreira na Fórmula Indy, morreu neste sábado (22/5), aos 55 anos. Ele foi vítima de um câncer de intestino, doença que mantinha em sigilo. Depois que se aposentou das pistas, ele se tornou empresário. Atualmente, era diretor de Relacionamento e Desenvolvimento de Negócios da Group1 Automotive.

Ele começou a carreira aos 19 anos, no kart. Em 1990, partiu para a Europa e competiu na Fórmula Opel, pela equipe Team Lotus Nederland, vencendo, pela National Cup o Grande Prêmio de Spa-Francorchamps. No ano seguinte, competiu nas seis últimas provas do campeonato inglês de Fórmula 3, pela equipe Paul Stewart Racing, e chegou em sexto lugar na prova de Donington Park.

André realizou sua primeira temporada completa em 1992, na Fórmula 3. O piloto conseguiu uma pole position em Silverstone, um pódio e terminou a temporada em 10º lugar.

Em 1994, nos EUA, correu na Indy Lights pela equipe Tasman Motorsports. Venceu quatro corridas e ficou com o vice-campeonato, o que lhe valeu uma vaga na equipe principal da Tasman para a temporada do ano seguinte da Fórmula Indy. André Ribeiro venceu a prova New England 200, e terminou a temporada em 17º lugar.

O piloto ainda participou de temporadas da Fórmula Indy em 1996 – quando fez sua melhor temporada na competição ao vencer as provas Michigan 500 e a Rio 400 – e em 1997. No final desse ano, assinou contrato com a Penske Racing.

André Ribeiro parou de competir aos 31 anos de idade. Como empresário, montou num shopping em São Paulo três concessionárias e também atuou ao lado do ex-piloto de Fórmula 1 Pedro Paulo Diniz na direção da PPD Sports, empresa promotora do evento Renault Speed Show by TIM.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *