19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Mostra Virtual de Teatro em Miniatura’ começa neste domingo (11)

Publicado em 09 de abril, 2021

A mostra “O Lado de Dentro” é gratuita e será transmitida no canal do Coletivo Experimental de Teatralidades no YouTube. Foto: Divulgação

Para celebrar e difundir a tradicionalidade do teatro lambe-lambe no Norte do Brasil, o Coletivo Experimental de Teatralidades (Ceta) inicia neste domingo (11) “O Lado de Dentro: Mostra Virtual de Teatro em Miniatura”, com uma programação formada por 14 espetáculos inscritos, cinco convidados, oficinas, debates e uma roda de conversa com as criadoras dessa linguagem das formas animadas: Ismine Lima e Denise di Santos.

O evento é gratuito e ocorrerá inteiramente on-line pelo canal no YouTube do grupo – Coletivo Experimental de Teatralidades, e pela plataforma Zoom para as oficinas “Ânima-Recicla”, da bonequeira radicada em Rondônia Tia Vavá, e “Provocações Dramatúrgicas do Teatro de Caixas”, com o artista paraense Aníbal Pacha.

Segundo o produtor da mostra, Victor Lucas Oliver, o evento está ultrapassando as expectativas do Coletivo. “Essa é nossa primeira edição e estamos felizes pelo alcance que obtivemos. Atingimos diferentes regiões do país, proporcionando a criação de obras inéditas de lambe-lambe e conhecendo espetáculos do teatro de caixas incríveis produzidos por bonequeiros do Norte. Tivemos submissões do Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará”, disse.

O teatro de miniatura reutiliza antigas máquinas dos fotógrafos lambe-lambe para apresentações de peças curtas em formato de manipulação de objetos e personagens. Foto: Divulgação

Em um período em que a classe artística vem sofrendo boicotes políticos e enfrentando um período difícil por conta do fechamento de espaços culturais devido à pandemia do novo coronavírus, os realizadores de “O Lado de Dentro: Mostra Virtual de Teatro em Miniatura” encontraram a possibilidade de execução por meio das plataformas on-line. “Fomos contemplados pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM), o que facilitou a possibilidade deste projeto que pretendeu contribuir para a produção teatral do Norte”, ressaltou.

Outras informações podem ser encontradas no site cetaemcena.com.br/mostra ou nas redes sociais (Facebook, Twitter, TikTok, Instagram e Telegram) pelo usuário @CETAemCena.

As bonequeiras Denise di Santos e Ismine Lima, criadoras do teatro de miniatura, ou teatro lambe-lambe. Foto: Divulgação

Bahia

O teatro de miniatura, ou teatro lambe-lambe, surgiu nos anos 1980, na Bahia, com as bonequeiras Denise di Santos e Ismine Lima. A linguagem buscou reutilizar antigas máquinas dos fotógrafos lambe-lambe, caídas em desuso no século passado, para apresentações de peças curtas em formato de manipulação de objetos e personagens.

De acordo com a também produtora da mostra, Iris Brasil, o Ceta encontrou no teatro lambe-lambe uma possibilidade de criação teatral que pode ser transformada para o ambiente virtual.

“Durante o início da pandemia, em março de 2020, iniciamos um projeto de miniatura que mais tarde veio a se chamar ‘O Lado de Dentro’. Conseguimos construir quatro espetáculos com a linguagem. Gostamos tanto do universo das formas animadas, que decidimos fazer a mostra para difundir e celebrar as produções de lambe-lambe da nossa região”, esclareceu.

O Coletivo

O Coletivo Experimental de Teatralidades (Ceta), surgido em fevereiro de 2019, é um grupo de pesquisa e criação em teatro formado por Iris Brasil, Karine Magalhães, Stephane Bacelar e Victor Lucas Oliver, de Manaus. Em dois anos de formação, o coletivo já realizou seis espetáculos, participou de mostras e festivais nacionais, incluindo o Festival Arte Como Respiro – Cênicas, do Itaú Cultural.

O espetáculo “Mater Dolores – Desvãos da Memória”, do Pará, será apresentado na próxima terça-feira (13). Foto: Divulgação

Programação (Horário de Manaus)

11/04 – Abertura
14h – Oficina Ânima-Recicla
18h – Apresentação dos espetáculos “Lá Vem o Rio” (AM) e “Luares” (AM) + Debate com os criadores

12/04 – Lambe Cômico
14h – Oficina Ânima-Recicla
18h – Apresentação dos espetáculos “Pingo: O Mágico” (AM) e “Até o Diabo Dizer Chega” (PA) + Debate com os criadores

13/04 – Lambe em Casa
14h – Oficina Ânima-Recicla
18h – Apresentação dos espetáculos “O Que Fazer Hoje?” (AM), “Mater Dolores – Desvãos da Memória” (PA) e “Falha no Tempo” (AM) + Debate com os criadores

14/04 – Lambe Romântico
14h – Oficina Ânima-Recicla
18h – Apresentação dos espetáculos “O Beijo” (AM) e “História de Amor no Sertão” (AM) + Debate com os criadores

15/04 – Lambe Espacial
18h – Apresentação dos espetáculos “De Dentro Para Fora” (AM) e “Luna” (AM) + Debate com os criadores

16/04 – Lambe Ao Luar
18h – Apresentação dos espetáculos “A Estrela que Virou Encantada” (PA) e “Sinfonia ao Luar” (RO) + Debate com os criadores

17/04 – Lambe em Lendas
14h – Oficina Provocações Dramatúrgicas do Teatro de Caixas
18h – Apresentação dos espetáculos “Lá Vem a Chuva” (AM), “O Conto de Namu” (AM) e “Marabaixo de Macapá” (AP) + Debate com os criadores

18/04 – Encerramento
14h – Oficina Provocações Dramatúrgicas do Teatro de Caixas
18h – Apresentação dos espetáculos “A Gente Vai Aprender!” (AM), “Drive Thru da Alegria” (AM) e “Ânima Recicla – Resultado da Ofcina” (RO) + Debate com os criadores
19h – Roda de Conversa com Ismine Lima e Denise di Santos, criadoras do teatro lambe-lambe

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.