Verona: conheça a cidade do romance de Romeu e Julieta

Entre as mais prósperas cidades da Itália, Verona cultua seu ar romântico, imortalizado na obra de Shakespeare ‘Romeu e Julieta’. É uma cidade refinada, tranquila, com belos monumentos históricos. Fica localizada ao norte da Itália, na região do Vêneto, cerca de 500km de Roma.

Banhada pelo rio Adige, Verona foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco e é uma joia arquitetônica com mais de dois milênios, que teve seu apogeu na Idade Média. Foi uma das importantes cidades-estados italianas, governada pelos Scaligeri na época medieval.

O centro histórico é relativamente pequeno, podendo ser explorado a pé. O passeio pode começar pelo Castelvecchio, antiga residência dos Scaligeri, a família mais poderosa da cidade. O castelo tem uma ponte fortificada sobre o rio Adige (Puente Scaligero). A construção abrangeu um trecho da muralha da cidade dos séculos XI e XII e incorporou a Igreja de San Martino in Aquaro, do início da Idade Média, cujos restos ocupam a Piazza d’Armi. Por isso, inicialmente, o castelo era chamado de Castelo de San Martino. Somente com a construção de um novo castelo na cidade, o de San Pietro, no século XIX, passou a ser conhecido como Castelvecchio (Castelo Velho). É uma construção típica militar, com torres e ameias. Hoje, no local, funciona o Museo Civico di Castelvecchio, com um acervo de pinturas e esculturas da Idade Média até o século XVIII.

Depois é só seguir andando até a Piazza Brà com a monumental Arena, o terceiro maior anfiteatro da Itália. A estrutura, concluída em 30 a.C,. está em perfeito estado e hoje sedia o renomado festival de ópera de Verona. São 44 fileiras de assentos de pedra que acomodam mais de 20 mil pessoas. Com seus edifícios coloridos, a Piazza Brà é um dos locais mais movimentados da cidade com muitos restaurantes e barzinhos.  Outra atração do local é o Palazzo Barbieri, construção em estilo neoclássico que já abrigou a sede da administração municipal.

Para ler mais sobre o roteiro em Verona click no link do Amazonas e Mais:

Verona: o que fazer na bela e romântica cidade de Romeu e Julieta

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *