Wilson Lima decreta luto oficial de três dias pela morte de Aristóteles Thury

O desembargador Aristóteles Thury faleceu, neste domingo (14), em São Paulo, onde tratava de infecção pela Covid-19. Foto: Divulgação/TJAM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou luto oficial, por três dias, no âmbito do Estado do Amazonas pelo falecimento do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, neste domingo (14). Thury faleceu em São Paulo, onde tratava de infecção pela Covid-19.

“Magistrado de carreira e professor de Direito Penal, o desembargador Thury deixa um legado de excelência para a Justiça do nosso estado. Aos familiares e amigos a minha solidariedade e um abraço fraterno. Que Deus conforte o coração de todos”, escreveu o governador em suas redes sociais.

No decreto, o governador destaca a imensa contribuição jurídica à sociedade amazonense de Aristóteles Thury, não apenas no exercício da magistratura, mas também em sala de aula, ajudando na formação de profissionais de Direito.

“Considerando que sua vida foi pautada e reconhecida pelos valores éticos, sempre ressalvados em suas decisões que zelavam pela moralidade, espírito público e valores humanísticos”, diz trecho do decreto.

Leia o decreto na edição extra do Diário Oficial:

Extra_14-02_poder_executivo

Trajetória

O desembargador Aristóteles Lima Thury estava com 71 anos e era graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1976) e pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Fundação Universidade do Amazonas (2000).

Tomou posse no cargo de juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas em 1980, atuando em comarcas do interior do Estado. Em 1991 foi promovido a juiz da capital.

Em 2002 foi admitido membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Juiz de Direito da classe dos magistrados, onde permaneceu por quatro anos. Foi, ainda, membro do órgão colegiado do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas – PROVITA/AM. Em 2005, assumiu como 1º Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AM.

Em 2008, foi eleito, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Um ano mais tarde, assumiu a Presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Amazonas (AMAZON), sendo reeleito para o cargo em 2011.

Em 2010 foi designado membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Substituto da classe dos Magistrados (Desembargador), onde permaneceu por um período de quatro anos.

Foi presidente da comissão que coordenou o concurso público do TJAM, em 2012.

Assumiu, em 2014, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, permanecendo na função e assumiu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça, entre julho de 2016 e julho de 2018.

Em 2020, foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cujo mandado se encerraria em 2022.

O desembargador Thury também traz em seu currículo a experiência de coordenar os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e do Interior, função para o qual foi designado em 2015.

Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas Faculdades do Amazonas.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ramos disse:

    Tinha q decretar luto pelo comércio de manaus ele viveu a vida é muito bem