
As medidas de distanciamento social ainda são necessárias no Amazonas. Foto: Divulgação/Secom
Durante live realizada na manhã deste sábado (13), e transmitida pelas redes sociais do Governo do Amazonas, o governador Wilson Lima informou que a análise de risco da Covid-19 retornou para a fase vermelha, após os indicadores da média móvel apresentarem uma redução de 26%, nos últimos 14 dias, em comparação a outros estados da federação.
Embora os indicadores epidemiológicos de casos e óbitos demonstrem uma desaceleração nos últimos 14 dias, as medidas de distanciamento social ainda são necessárias devido à alta taxa de transmissão do novo coronavírus, que é de 1,01, o que significa que 100 pessoas transmitem o vírus para outras 101 pessoas.
Também continuam elevadas as médias diárias de casos (2 mil) e de óbitos (83) por Covid-19. As medidas de restrição adotadas em janeiro e fevereiro permitiram a redução desses indicadores, que chegaram a ter médias diárias de 3 mil casos e 140 óbitos
Os números são baseados em metodologias adotadas pelo Ministério da Saúde (MS), recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e organização Panamericana de Saude (Opas). São os mesmos indicadores padronizados que balizam e orientam no sentido da avaliação epidemiológica.
As decisões que o governo do Estado adotou para flexibilizar medidas de restrição e comércio – anunciadas na mesma live da manhã deste sábado – são baseadas nos dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) em parceria com a Fiocruz Amazônia, que todos os dias acompanha o quadro de evolução epidemiológica e também os dados das prefeituras sobre óbitos relacionados à Covid-19.