Vacinação dos idosos depende de liberação da Justiça e abrange a partir de 70 anos

Vacinação dos idosos depende de liberação da Justiça e abrange a partir de 70 anos

Vacinação dos idosos depende de liberação da Justiça e abrange a partir de 70 anos. Foto: Reprodução

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica de Manaus, Marinélia Ferreira, anunciou, na manhã desta quarta (27/01), que o início da vacinação dos idosos depende da liberação das vacinas da Astrazeneca/Oxford pela Justiça Federal, o que deve acontecer nas próximas horas.

Vacinação

Serão vacinados, primeiramente, quem tiver acima de 80 anos. A Semsa estima que sejam 31.086. Depois virão os de 75 a 79 anos (18.637) e, em seguida, de 70 a 74 (11.502). O processo será realizado pelo sistema de Drive Thru – sem sair do carro – e deverá durar três semanas. A secretaria ainda vai disponibilizar um link para os familiares atualizaram os dados.

A Prefeitura utilizará, nessas três semanas, 50.398 vacinas da AstraZeneca. O grupo com mais de 75 anos será vacinado integralmente. A vacinação abrangerá apenas 34% dos idosos entre 70 e 74 anos.

Os locais de vacinação são o pátio do Detran, na rua Arquiteto José Henriques, Zona Norte; sede da UNIP, na rua Mário Ypiranga Monteiro (Recife), Zona Sul; Sesi, Clube do Trabalhador, na Alameda Cosme Ferreira, Zona Leste; Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, Zona Oeste; e Shopping Phelipe Daou, na avenida Autaz Mirim, atendendo às zonas Norte e Leste. Os postos fixos ainda serão anunciados, posteriormente.

Agendamento

Os idosos terão que fazer agendamento online, no sistema SMV Covid-19. Trata-se de um aplicativo (APP) disponibilizado pela Prefeitura/ Semsa nas lojas da Internet para Android e IOS. Os acamados deverão ligar para o Disk Saúde, 0800 280 8 280.

Nascidos em janeiro/ fevereiro serão vacinados na segunda-feira, março/abril na terça, maio/junho quarta, julho/agosto quinta, setembro/outubro sexta e novembro/dezembro sábado.

Os idosos internados em instituições de longa permanência, como a Fundação Doutor Thomaz, começaram a vacinação ontem (26/01). O Informa Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, de 23/01, afirma que os óbitos são mais frequentes dos 70 a 79 anos (24,9%) e dos 80 a 89 anos (15,6%).

A Prefeitura informou que, dos 169 sepultamentos registrados na terça (26/01), as causas de 86 mortes foram confirmadas como Covid-19 e um caso está como “suspeito”.

O boletim diário da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apontou 3.525 casos confirmação de contaminação pelo coronavírus, entre 10h de segunda (25/01) e 10h de terça.

Veja o calendário por dias das semana

Segunda-feira – nascidos em janeiro e fevereiro

Terça-feira – nascidos em março e abril

Quarta-feira – nascidos em maio e junho

Quinta-feira – nascidos em julho e agosto

Sexta-feira – nascidos em setembro e outubro

Sábado – nascidos em novembro e dezembro

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *