Plano da Semsa revela que 280 mil vacinas cobrem três primeiros públicos alvos. Veja quais

Plano da Semsa revela que 280 mil vacinas cobrem três primeiros públicos alvos. Veja quais

Plano da Semsa revela que 280 mil vacinas cobrem três primeiros públicos alvos. Veja quais. Foto: Divulgação

Apenas os três públicos-alvo do plano de estratégia de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) somam 279.488 doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19, que está sendo distribuída pelo Ministério da Saúde a todo o país. O estado contará com 256 mil doses do imunizante para aplicação no grupo prioritário da população.

No planejamento da Semsa, os três grupos são de profissionais e trabalhadores de saúde, pessoas acima de 75 anos e mais, pessoas com 60 anos e mais em instituições de longa permanência e indígena, na fase 1; pessoas de 60 anos a 74 anos, pessoas com 60 anos e mais com comorbidade, na fase 2; e pessoas com comorbidades em qualquer faixa etária.

Plano da Semsa

A previsão é que o lote chegue a Manaus no fim da tarde de hoje, quando já se inicia a distribuição para os postos. A imunização deve iniciar até esta terça-feira (19/01) pela manhã, conforme informações do Governo do Amazonas. Mais 50 mil doses foram doadas ao Estado pelo Governo de São Paulo.

Somando as duas vacinas, do Ministério da Saúde e as doadas, as 306 mil doses vão atender uma parte da fase 4, onde estão professores, forças de segurança e salvamento, além de funcionários do sistema prisional e privados de liberdade, que são 37.217 pessoas. Na fase 5 está a população em geral, incluindo crianças não contempladas nos grupos anteriores, totalizando 1.647.782.

Na etapa 1 serão 56.618 trabalhadores de saúde; 35.682 pessoas de 75 anos e mais; 12.700 pessoas com 60 anos e mais em instituições; e 612 indígenas, somando 105.612 (veja tabela abaixo).

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que as equipes de saúde da prefeitura estão prontas para iniciar a vacinação contra o novo coronavírus assim que as vacinas, que serão compradas e distribuídas pelo governo federal, desembarcarem no Amazonas.

Pronta para vacinar

“Manaus está pronta para vacinar. Assim que tivermos a vacina em mãos, a prefeitura já se antecipa com equipes em 50 pontos de vacinação para vacinar as pessoas de prioridade, que são os profissionais que estão à frente nesse combate da Covid-19″, afirmou o prefeito.

O Município tem 500 mil seringas – sendo que nesta semana está prevista a chegada de mais 1,5 milhão de unidades -, além de máscaras, luvas, macacões descartáveis, álcool e algodão. Todos os itens serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que participarão da campanha de vacinação contra à Covid-19.

O prefeito anunciou que a meta inicial é vacinar pelos menos 80 mil pessoas nos primeiros sete dias da campanha. “A Prefeitura de Manaus está trabalhando para poder imunizar a população, e certamente todo planejamento, toda uma logística já está pronta aqui. O material já está todo separado. Assim que recebermos a vacina, em 24 horas já iniciaremos a imunização. Nossa meta é em uma semana, tendo vacina, imunizar ao menos 80 mil pessoas”, informou.

David Almeida também conversou por vídeo-chamada com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e destacou que a cidade está preparada para receber os insumos do governo federal. Na oportunidade, apresentou ao ministro todo o estoque pronto para o início imediato da vacinação.

Grupos de vacinação segundo estratégia Semsa

Profissionais e Trabalhadores de Saúde, Pessoas acima de 75 anos e mais, Pessoas com 60 anos e mais em instituições de longa permanência  e Indígenas. 105.612
Pessoas de 60 a 74 anos, pessoas com 60 anos e mais com comorbidade. 127.229
Comorbidades de qualquer faixa etária 46.647
Professores, Força de segurança e salvamento , Funcionários do sistema prisional e Privados de liberdade. 37.217
População em geral, incluindo crianças não contempladas nos grupos em fase anterior. 1.647.782
Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Araújo disse:

    Glorias a deus ja inicia as soluções ao povo brasileieo sobre a coronaviro19
    Que DEUS Abençoe a dedicação e esfoços de todos empenhados nesse desafio
    Sucesso Gente