Ministério Público vai à Justiça para garantir oxigênio a pacientes de Manacapuru

Entre quinta (14) e esta sexta-feira, sete pacientes internados com Covid-19 morreram por falta de oxigenação em Manacapuru. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manacapuru

O Ministério Público do Estado do Amazonas entrou com uma Ação Civil Pública nesta sexta-feira (15), para solicitar à Justiça a garantia regular e suficiente de oxigênio medicinal às unidades de saúde do município de Manacapuru, distante 84 km de Manaus.

Integrante da Região Metropolitana de Manaus, Manacapuru também enfrenta dificuldades em seu sistema de saúde por conta do aumento de casos de Covid-19 no Amazonas. Entre quinta (14) e esta sexta-feira, sete pacientes internados com Covid-19 morreram por falta de oxigenação.

A ação cita a empresa White Martins, como responsável pelo abastecimento do cilindro estacionário com capacidade de 1.500 metros cúbicos de oxigênio. Esse cilindro, no entanto, não é abastecido desde o último dia 9 de janeiro, e dois dias depois esvaziou.

A partir de então, a Secretaria de Saúde de Manacapuru passou a se deslocar até o pátio da empresa para recarregar cilindros de oxigênio medicinal. Até a última quinta-feira (14) pela manhã, conseguiu receber 33 cilindros de 10 metros cúbicos para o município.

A White Martins informou que não há mais previsão para voltar a recarregar os cilindros de oxigênio em Manacapuru.

De acordo com o que o MP-AM expõe na ação, a capacidade máxima do hospital de campanha já se esgotou e há 52 pacientes internados com Covid-19 em Manacapuru.

Por parte do Governo do Amazonas, o Ministério Público informa que vai disponibilizar somente 20 cilindros de 10 metros cúbicos para Manacapuru.

Diante dessa situação, o MP-AM pede, por meio da ação judicial, que o Governo do Amazonas forneça, em 24 horas, 100 cilindros de 10 metros cúbicos de oxigênio medicinal a Manacapuru, o que corresponde à metade da necessidade diária; que forneça em 72 horas, mais 150 cilindros de 10 metros cúbicos de oxigênio medicinal; e regularize o fornecimento desse insumo no município, voltando a fornecer, em cinco dias, 200 cilindros de oxigênio ao hospital de Manacapuru.

Leia a Ação Civil Pública na íntegra:

Manacapuru ACP ok

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *