19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vacine-se e proteja-se contra a Influenza

Publicado em 18 de novembro, 2020

Ainda não há vacina para a Covid-19, mas para as Influenzas sim! Até o dia 30 de novembro a rede municipal estará oferecendo para toda a população a vacina em suas unidades de saúde. Confira no site semsa.manaus.am.gov.br a lista das salas de imunização, escolha uma, leve seu cartão de vacinação, documento original com foto e garanta sua proteção.

A vacina oferecida é a trivalente, protegendo contra os vírus da Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, e pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. É importante ressaltar, porém, que quem recebeu a vacina contra a Influenza durante a primeira campanha deste ano, entre os meses de abril e maio, não precisa tomar a dose novamente.

A oferta da vacina agora só foi possível graças a uma parceria estabelecida com o Instituto Butantan (SP), que repassou para a Prefeitura de Manaus um lote de 56.460 doses, permitindo a imunização de um público maior, além dos grupos de risco já vacinados na campanha anterior.

É importante saber que além do novo coronavírus, há também o risco de qualquer cidadão contrair um dos tipos de Influenza, que pode ser transportada em gotículas pelo ar, no contato interpessoal e com objetos contaminados. Por isso, a importância de se precaver, tomando a vacina.

E com o município iniciando o período sazonal de maior ocorrência de casos de Influenza, a chegada de novas doses da vacina será fundamental para reduzir a sua incidência entre a população, principalmente para que se evite um surto de Influenza ao mesmo tempo em que ocorre a pandemia de Covid-19, sobrecarregando ainda mais unidades de saúde e hospitais.

 

Eficácia e tempo de proteção da vacina

Ao tomar a vacina da Influenza, os anticorpos formam-se cerca de 10 a 15 dias depois e raramente duram mais que 12 meses. Por isso, as campanhas de vacinação de Influenza são realizadas anualmente.  Além disso, estudos referentes à eficácia da vacina em idosos e publicados nos últimos 20 anos revelaram os seguintes resultados: 56% de redução das doenças respiratórias, 53% de redução de pneumonias, 50% de eficácia para evitar hospitalização e 68% de eficácia para evitar a morte.

Não deixe de se vacinar. Proteja-se contra a Influenza.

 

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.