26/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nicolau apoia David Almeida e diz que Amazonino já fez tudo o que tinha que fazer

Publicado em 18 de novembro, 2020

Nicolau apoia David Almeida e diz que Amazonino já fez tudo o que tinha que fazer

Nicolau apoia David Almeida e diz que Amazonino já fez tudo o que tinha que fazer. Foto: Divulgação

Dois dias após a morte do pai, o médico neurologista e ex-deputado federal Luiz  Fernando Sarmento Nicolau, 74, de complicações do Covid-19, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que acabou de disputar a eleição para prefeito de Manaus, anunciou por meio de um comunicado que vai apoiar no 2º turno o candidato David Almeida (Avante), em razão do mesmo reunir as “as melhores condições políticas e administrativas para ocupar o cargo, tendo em vista que seu oponente já fez tudo o que tinha de fazer por Manaus em suas três vezes como prefeito e quatro como governador”.

O oponente de David é o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), 81. No comunicado distribuído na noite desta quarta-feira (18), Nicolau diz que seu momento é de luto e recolhimento pela partida do pai, mas que “estamos diante do pleito eleitoral que decidirá os destinos da nossa cidade. Em primeiro lugar, agradeço imensamente por cada um dos 118.289 votos de esperança depositados nas urnas. Fizemos uma campanha limpa e propositiva, acreditando no melhor para Manaus e combatendo os caciques de sempre e as velhas práticas políticas”.

Veja o comunicado na íntegra:

Meus amigos e minhas amigas,

O momento é de luto e recolhimento pela partida do meu pai, mas ainda estamos diante do pleito eleitoral que decidirá os destinos da nossa cidade. Em primeiro lugar, agradeço imensamente por cada um dos 118.289 votos de esperança depositados nas urnas. Fizemos uma campanha limpa e propositiva, acreditando no melhor para Manaus e combatendo os caciques de sempre e as velhas práticas políticas.

Uma eleição é feita de escolhas e eu sou defensor da democracia. Por isso, sinto-me na responsabilidade de me posicionar nesse cenário. Entre os dois candidatos do 2º turno, David Almeida é quem reúne as melhores condições políticas e administrativas para ocupar o cargo, tendo em vista que seu oponente já fez tudo o que tinha de fazer por Manaus em suas três vezes como prefeito e quatro como governador.

Nossa cidade precisa quebrar esse ciclo vicioso e vislumbrar novas oportunidades. Independentemente de partidos ou políticos, minha torcida sempre foi e sempre será por Manaus e pelo Amazonas.

Desejo uma boa eleição a todos.
Manaus, 18 de novembro de 2020

Ricardo Nicolau

Falecimento

Aos 74 anos, morreu na segunda-feira (16/11), no Hospital Samel, onde estava internado, o médico neurocirurgião, empresário, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Luiz Fernando Sarmento Nicolau. Também foi fundador do grupo Samel, há 40 anos, a partir do Hospital d0s Acidentados, que ele mesmo havia criado.

Ele estava internado há mais de 15 dias no Hospital da Samel, que pertence à família, e precisou ser intubado na semana passada. Hoje, sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 14h.

Em nota, o grupo comunicou a notícia com profunda tristeza, do falecimento do “nosso fundador e patriarca e da Fundação Sociedade Pró-Saúde”.

Neurologistas

Luís Fernando foi um dos primeiro neurologistas do Amazonas. Era médico formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 1976 fundou o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, a base do Hospital e Pronto-Socorro Samel, uma das maiores redes de assistência hospitalar do Amazonas.

Foi deputado estadual pelo PMDB em 1986; vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte de 1987 a 1988; presidente da Aleam em 1988, quando deixou o cargo para se tornar titular da Secretaria de Saúde, de onde saiu disparando contra o então governo Amazonino Mendes, em 1989. Reassumiu o mandato de deputado estadual.

Em 1990, reelegeu-se deputado estadual e, em 1994, foi o deputado federal mais votado do pleito, com 68.614 votos. Foi reeleito deputado federal em 1998. Era mentor político da família. Em 2000, lançou a candidatura do filho Ricardo Nicolau para vereador de Manaus. Em 2002, como suplente, assumiu por um ano o seu terceiro mandato na Câmara Federal. Em 2018 foi candidato a deputado federal pelo PSD, mas não conseguiu se reeleger. Obteve 65.212 votos (3,70%).

Carioca

Natural de Paraíba do Sul (RJ), Luiz Fernando passou mais de 40 anos dedicados ao trabalho na área da saúde médica e hospitalar, sendo especializado em neurocirurgia. Além da carreira política, foi professor e secretário estadual de saúde.

Vivendo em Manaus desde 1968, Luiz Fernando mudou-se do Rio de Janeiro para o Amazonas para estudar Medicina na FUA, atual Ufam. Paralelamente, ele lecionava em cursos pré-vestibulares e escolas públicas estaduais. Aos fins de semana, dirigia um táxi para complementar a renda e custear os estudos.

Em 2016 recebeu o título de Cidadão Amazonense na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Filho de Oscar Nicolau e Carmen Mariz Sarmento Nicolau, tem seis irmãos – Paulo Roberto, Jorge Cezar, Elisabeth, Michel, Jamil Tuffi e Acácio. É pai de sete filhos e avô de oito netos. Na juventude, serviu ao Exército Brasileiro na Escola Superior de Guerra (ESG), na cidade do Rio de Janeiro.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.