Eleição para Governo 2022 é acirrada, no interior, entre Wilson Lima e Eduardo Braga

Eleição para Governo 2022

Eleição para Governo 2022, entre Wilson e Braga, ocorre em disputa surda no interior

O ritmo é frenético. Cada liderança municipal tem peso substancial. A meta, pouco ou nada disfarçada, é o pleito para o Governo do Amazonas, daqui a dois anos, em 2022. O senador Eduardo Braga (MDB) e o governador Wilson Lima (PSC) compreenderam que serão adversários e estão de mangas arregaçadas. Os dois sabem que dependerão dos eleitos para as prefeituras municipais. É por isso que a eleição para prefeito, no interior, longe dos olhos da capital, se tornou crucial para os dois contendores.

 

Estratégias

Braga, experiente e atinado, abriu mão da disputa na capital. Entregou o MDB a Amazonino, que apoia, e mergulhou no interior. Considera que Manaus toma decisões mais imediatas e precisa ser trabalhada em cima do lance, perto da hora do voto. A assessoria de Wilson demorou, mas entendeu a estratégia e foca no adversário.

 

2º Turno

O interior, além do mais, só tem 1º Turno. Nenhum Município conta com mais de 200 mil habitantes, exigência da legislação para realizar dois turnos. Ficou assim: no 1º Turno interior tem quase 100% da prioridade de Wilson e Braga. Na capital, salve-se quem puder. No 2º Turno, aí sim, a concentração é na disputa pela Prefeitura de Manaus.

 

Braga

O experiente Eduardo Braga, governador do Amazonas eleito e reeleito (2022-2006, 2007-2010), concentrou as emendas parlamentares no interior. Diagnosticado com Covid-19, mesmo quando internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, manteve o expediente diário. Busca fortalecer o MDB, elegendo o máximo de partidários.

 

Wilson

O governador Wilson Lima, piloto da máquina estadual, fortalece os aliados. Mas sabe que precisa quebrar a fidelidade dos aliados do adversário. O maior desafio, para ele, é o equilíbrio no uso da força. Precisa evitar fustigar adversários com grande probabilidade de vitória, mesmo que sejam filiados ao MDB de Braga. É aí que entram os afagos, a habilidade política, na hora certa.

 

Manaus

Amazonino cai nas pesquisas, embora tenha gordura para queimar. David Almeida, Zé Ricardo e Ricardo Nicolau, nesse contexto, lutam por uma vaga com ele no 2º Turno. O sinal de alerta, no entanto, acendeu na campanha do Negão: diminuiu, mas ainda existe o risco de ser ultrapassado por David e Nicolau, ficando fora do 2º Turno.

 

Problemas

O líder das pesquisas, Amazonino, tem dois problemas. 1) o fato de ter abandonado a Prefeitura de Manaus, em 2010, por falta de apetite para governar, entregando a administração para “secretários-amigos”. 2) O abandono do Governo do Amazonas, em 2018, pela mesma falta de apetite.

 

Bolsonaro

A soma das intenções de votos dos candidatos a prefeito de Manaus que se digladiam pelo título de “apoiado por Bolsonaro” ocupa, no mínimo, a terceira posição. Capitão Alberto Neto, Coronel Menezes, Chico Preto e Romero Reis, separados, são os donos das últimas posições.

 

Bolsonaro (2)

Veja os números, em três das pesquisas eleitorais já publicadas: Eficaz (5/10): Alberto 5,5%, Menezes 4,7%, Chico Preto 3,4% e Romero Reis 0,9%. Ibope (14/10): Alberto 7%, Menezes 6%, Chico 3% e Romero 2%. Perspectiva (21/10):  Alberto 5,3%, Menezes 4%, Chico 2,1% e Romero 1,1%.

 

Coari

O atual prefeito de Coari, Adail Filho, candidato à reeleição, teve a candidatura impugnada. E impugnou todos os adversários. Agora é esperar para ver quem mexe no placar. Caberá ao juiz eleitoral Fábio Lopes Alfaia a decisão, em primeira instância.

 

Aderaldo Reis

Parintins perde dois grandes radialistas. Primeiro foi Klinger Araújo. Agora Aderaldo Reis. A Covid-19 leva embora um time de primeira. A ilha sofre. Aumenta a responsabilidade das vozes que ficaram.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *