
Prefeitura tem 4 postos fixos para vacinação de cães e gatos em Manaus. Foto: Altemar Alcântara/Semcom
A Prefeitura de Manaus começou a 41ª Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, nesta semana. Durante a ação, a capital terá quatro postos fixos para vacinação de cães e gatos.
Os postos estão localizados na sede do CCZ, no bairro Compensa, zona Oeste; nas duas Unidades Móveis do CCZ, instaladas no Centro Social Urbano (CSU), no Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, e na Minivila Olímpica, no bairro Coroado, zona Leste; e no shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, também na zona Leste.
Além da campanha anual, o CCZ mantém a vacina antirrábica disponível na rotina de serviços durante o ano.
A campanha deve durar 45 dias. A prefeitura pretende usar o sistema de vacinação casa a casa, para atender todos os bairros de Manaus.
A meta da campanha é a imunização de 225.335 animais, sendo 161.110 cães e 64.225 gatos, o que representa 80% da população canina e 100% da população felina estimadas para o município.
Ao longo desta primeira semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand estarão em 17 comunidades distribuídas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.
Até sábado (17/10), as equipes irão trabalhar no Mauazinho, Parque Mauá, Jardim Mauá e Vila da Felicidade (zona Sul); comunidades 23 de Setembro, Ismail Aziz, São João e União da Vitória (zona Oeste); Braga Mendes, Cidade de Deus, conjuntos Vila Nova e Ben-Hur (zona Norte); e Cidade de Deus, Monte Sião, Val Paraíso, Bairro Novo e Jorge Teixeira (zona Leste).
Para receberem a vacina antirrábica, os cães e gatos devem ter mais de 90 dias de vida. Os animais também devem apresentar boas condições de saúde.
A prefeitura observou que a vacina deve ser aplicada a cada 12 meses, para garantir imunização de cães e gatos.
A Prefeitura de Manaus alertou que os vacinadores estão devidamente identificados. Eles trabalham de segunda a sábado.