Roteiro pelo Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha

Roteiro pelo Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha

O Vale dos Vinhedos é uma região localizada na Serra Gaúcha, grande produtora de vinhos. Foto: Amazonas e Mais

As colinas cobertas por parreirais compõem a paisagem do Vale dos Vinhedos, região localizada na Serra Gaúcha, que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O Vale reúne o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875.

Hoje, a região concentra a maior produção de uvas e vinhos finos do país, com cerca de 30 vinícolas. Tem uma infraestrutura turística de alta qualidade, gastronomia farta, moradores hospitaleiros e paisagens apaixonantes, que se transformam conforme as estações do ano. No verão (de janeiro a março com média de temperatura de 22º), é a época da colheita da uva, com muitas festas para comemorar a vindima. No outono (de abril a junho), os parreirais ganham uma coloração avermelhada e vão perdendo sua folhagem. No inverno (julho a setembro), com a baixa temperatura, é hora de se aconchegar nos restaurantes e hotéis e apreciar as paisagens saboreando um bom vinho. Na primavera (outubro a dezembro), o verde das videiras e as flores colorem a paisagem.

O Vale tem cerca de 30 vinícolas de diferentes portes, de familiares até grandes grupos internacionais, que estão abertas à visitação durante todo o ano. O atendimento é feito por enólogos e pelas próprias famílias dos empreendedores. É possível realizar visitas guiadas que permitem conhecer todas as etapas de vinificação, degustações comentadas e até jantares harmonizados, conforme programação de cada vinícola.

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem (DO). A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica.

Para quem quer curtir tudo o que o Vale tem a oferecer, o ideal é fazer o percurso de carro, para ter a liberdade de escolher onde parar e desfrutar das várias vinícolas, restaurantes e lojinhas espalhadas pela região. É claro, aí alguém do grupo vai ter que se manter sóbrio para dirigir.

Entre uma vinícola e outra, conheça a produção de queijos e produtos artesanais da Queijaria Valbrenta, as geleias e outras delícias da Casa Madeira, os produtos em couro da Couros Valleh. O Jardim Leopoldina também é uma ótima parada para fazer piquenique, tomar um cafezinho ou experimentar cervejas artesanais.

 

Leia a matéria completa clicando no link abaixo:

Vale dos Vinhedos: dicas de vinícolas, restaurantes e hotéis

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *