24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Investimentos na saúde do Amazonas somam R$ 1,4 bilhão até 2022

Publicado em 31 de agosto, 2020

Investimentos na saúde do Amazonas somam R$ 1,4 bilhão até 2022

Investimentos na saúde do Amazonas somam R$ 1,4 bilhão até 2022. Foto: Divulgação

O programa “Saúde Amazonas”, lançado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (31/08), vai executar o reordenamento e a modernização da área de saúde.

Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2022, recursos que envolvem reforma e adequação de pelo menos 33 unidades de saúde, ampliação de leitos e de oferta de serviços e adequação para que 100% das vagas estejam no sistema de regulação.

Investimentos

Entre as ações a serem executadas também estão a redução do absenteísmo (ausência não justificada do paciente em marcações via sistema de regulação); ampliação do Regula Mais Brasil para outras especialidades e da teleconsulta; aquisição de equipamentos hospitalares; valorização, formação e desenvolvimento do servidor da saúde; modernização da gestão administrativa, entre outras medidas.

“Temos grandes ações, como reorganização da Saúde, redução das filas, a área de comunicação interna e externa, reorganização administrativa, temos um pilar na Tecnologia da Informação, temos também a valorização dos servidores da saúde, que são capacitados, conhecedores e serão muito mais valorizados com o programa “Saúde Amazonas”, pontuou o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.

O lançamento do “Saúde Amazonas” aconteceu durante a inauguração da nova sede do complexo regulador, que passa a se chamar Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), localizada na rua Jonathas Pedrosa, Centro, zona sul de Manaus.

Obras

Algumas obras importantes já estão em andamento, como a reforma do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, a ampliação da maternidade Balbina Mestrinho e a construção do Hospital do Sangue.

Há, ainda, planejamento para uma nova sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). Enquanto se trabalha em um projeto para a construção da sede definitiva, o prédio atual vem recebendo adequações para melhorar o ambiente de trabalho dos servidores.

Macro ações

A redução das filas e do tempo de espera é uma das nove macro ações do programa Saúde Amazonas. Como prioridade, o Governo também já trabalha na reorganização da rede estadual de saúde e na ampliação do faturamento das unidades junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A meta é ampliar a captação de recursos pelo SUS, faturando mais com os serviços custeados pelo Governo Federal, e liberar orçamento da fonte estadual para mais investimentos no sistema de saúde.

Na reorganização da rede de assistência, a meta é definir a carta de serviços das unidades de saúde e reestruturar as ofertas que envolvem atenção básica, média e alta complexidades na capital e no interior. Para as mudanças, estão previstas capacitações de servidores e também de gestores municipais.

Interior

No interior, a proposta é redefinir as regiões de saúde e estruturar os municípios polos e subpolos para serviços de média e alta complexidades. A rede de assistência também terá melhorias, como reforma do Hospital de Manacapuru, a transformação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Maternidade de Tabatinga em hospital regional, a retomada da obra do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Santo Antônio do Matupi.

“Tem previsão de contratação de Recursos Humanos, reforma de unidades, aquisição de equipamentos e reorganização das regiões de saúde do Estado. As regiões estão desenhadas por calhas de rio, só que quando a gente fala de sistema de saúde, elas têm que ser desenhadas de acordo com os fluxos de saúde que acontecem entre os municípios”, comentou o secretário executivo de Assistência do Interior, Cássio Espírito Santo.

Modernização e controle

Outras duas ações macro dizem respeito à implantação de sistemas de gestão e de informação para modernizar a SES-AM e de fortalecimento das ferramentas de controle para dar mais transparência às ações da secretaria.

A SES-AM já avançou na implantação do Sistema Integrado de Gestão de Documentos Eletrônicos (Siged), instituído este ano, e que já permite que todos os processos tramitem eletronicamente, eliminando papel e conferindo mais segurança na tramitação.

Há ainda planejamento para implantar prontuários eletrônicos, sistemas de informação que integrem unidades, controlem medicamentos e produtos para a saúde, além da criação do BIG Data da Saúde, com painéis de indicadores de atendimento, de saúde e epidemiológicos, entre outros.

Controle e transparência

O programa vai fortalecer os mecanismos de controle interno, como a Sindicância, Auditoria e Ouvidoria, melhorando a interlocução da secretaria com órgãos de controle e organizações sociais. Vai ampliar a fiscalização de contratos e processos de pagamento e o apoio jurídico para escoamento de processos internos.

Servidores e comunicação

As macro ações do ‘Saúde Amazonas’ envolvem, ainda, iniciativas para ampliar a formação e desenvolvimento dos servidores da área da saúde e a comunicação. Para servidores, o planejamento inclui estudos para a viabilização dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração, para a realização de concurso e a implantação da Escola da Saúde Pública, entre outras ações.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.