
Perigo na praia do Lago são os carros, com os quais os proprietários devem tomar o máximo de cuidado, mas na faixa de areia (foto) é um paraíso. Fotos e vídeo: Marcos Santos
A praia do Lago, um paraíso pertinho de Manaus, com entrada à direita, no KM-21 da rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru), bateu recorde de presença no domingo (26/07). Carros foram arrombados e roubados, enquanto os proprietários curtiam a “mini-Alter do Chão”. Alertado por leitores, o portal foi até lá saber o que houve e pesquisar os cuidados necessários para driblar o problema.
“Proprietários de veículos não podem deixar objetos, dentro dos carros, mesmo que tenham insufilm. Nem estacionar em áreas isoladas. Isso facilita o trabalho dos arrombadores, que estão por toda parte. De qualquer forma, a partir deste fim de semana, vamos vigiar tanto a praia do Lago quanto o Açutuba, também em Iranduba. Estamos providenciando segurança, mas o proprietário é o principal guardião do próprio carro”, disse o secretário estadual de Segurança, coronel Louismar Bonates.
O que houve? A praia recebeu mais gente que o normal, mesmo no auge do verão. Contribuíram sol, paisagem, água fresca do rio Negro e a matéria deste portal sobre o local, que obteve mais de 100 mil acessos diretos. Os visitantes formaram uma fila indiana, linha reta, que foi parar depois da igrejinha do Paricatuba. “Nosso pessoal cuidou dos carros mais próximos e lá para cima apareceram os ladrões”, afirma Maciel, morador e um dos responsáveis pela pequena travessia, cobrada a R$ 2 por cabeça.

A cama da casa que fica no ponto de partida para a casa já é uma curtição: o ambiente é aberto e as lonas são arriadas só em caso de chuva forte

As crianças são as que mais se divertem

O rio Negro, com águas límpidas, completa o cenário

A praia do Lago oferece comida, regional e de boa qualidade, nesse caso degustada com um espumante

O visitante só precisa ter cuidado em não deixar objetos no carro e estacionar em local com mais gente. Secretaria de Segurança promete enviar patrulhas ao local
Público, a semana inteira
A praia do Lago, que antes tinha maior frequência no fim de semana, principalmente domingo, está recebendo público durante a semana. A faixa de areia cresce, com a vazante do rio Negro, e os frequentadores encontram mais espaço. As crianças se esbaldam.
Uma miniatura da praia de Alter do Chão, em Santarém (PA), com faixa de areia numa ilha, como a congênere santarena, a praia é um paraíso, na Vila de Paricatuba. É sol, sombra e água fresca, mesmo no período de rio cheio.
A viagem pode ser feita toda de carro. Basta seguir pela rodovia Manoel Urbano, a AM-070 (Manaus-Manacapuru). A duplicação já foi concluída, no trecho até a entrada da estrada do Paricatuba, no KM-21. E o acesso, à direita, no sentido Manaus-Manacapuru, é asfaltado e sem buracos. O segredo está em entrar na viela após a igreja, para quem chega. No fim do caminho, o rio Negro se abre ao visitante.
A água do rio Negro na praia está deliciosa, com aquela cor vermelha que lembra os igarapés. O visitante, porém, precisa deixar o carro próximo da casa que dá acesso à praia ou em frente à casa de algum morador, que possa contatar na volta. A ação de arrombadores no local, domingo (26/07), explica a necessidade desse cuidado.
Deixe um comentário