Manaus completa 4 meses do primeiro caso de Covid-19 com queda em números

Foto: Divulgação

Há quatro meses, Manaus confirmava o primeiro caso de Covid-19. Ao longo desse período, a capital atingiu pico da doença e os números de mortos e infectados começou a cair. Nas últimas semanas, a cidade manteve os números estáveis. Nesta segunda-feira (13/7), o boletim da A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) indica dois óbitos em decorrência do novo coronavírus na capital.

A pandemia chegou oficialmente ao Amazonas por Manaus. No dia 13 de março, as autoridades em saúde confirmavam o primeiro caso de Covid-19 no estado. A primeira paciente, uma mulher de 39 anos, esteve em Londres, na Inglaterra.

A mulher tinha desembarcado na capital no dia 11 de março. No dia seguinte (12), ela procurou a rede de saúde privada. A unidade acionou as autoridades da vigilância epidemiológica municipal e estadual e, em 24 horas, o exame deu positivo para o Covid-19.

O gráfico, abaixo, mostra a evolução dos casos de Covid-19 em Manaus desde o início da pandemia na capital:

Fonte: FVS-AM

De lá para cá, os números passaram a subir. No dia 29 de maio, Manaus atingiu seu pico, registrando 1.723 casos confirmados de Covid-19 em um espaço de 24 horas. Houve quedas em alguns dos dias seguintes, com picos – em parte, em razão do aumento de testes.

Dos 84.412 casos confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (13/7), 30.640 são de Manaus (36,30%).

Óbitos

A capital registrou pico de mortes por Covid-19 no dia 15 de maio. A partir do dia 6 de junho, esses números passaram a cair. A partir dessa data, por três vezes, capital chegou a ficar sem registrar nenhuma morte pelo novo coronavírus.

Até esta segunda (13/7), a cidade registra de 1.909 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. O Amazonas soma 3.048 mortes.

O gráfico, abaixo, mostra a evolução dos óbitos por Covid-19 em Manaus desde o início da pandemia na capital:

Fonte: FVS-AM

Internações 

O número de internações também tem caído em Manaus. No dia 22 de abril, a capital chegou a internar 83 pessoas com sintomas da doença.

A quantidade de hospitalizações por dia começou a cair no dia 5 de junho, quando foram registradas 16 internações.

Nos dias 10 e 11 de junho, a capital internou apenas uma pessoa. Nesta segunda (13/7), foram internados seis pacientes na cidade.

O gráfico, abaixo, mostra a evolução das internações por Covid-19 em Manaus desde o início da pandemia na capital:

Fonte: FVS-AM

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *