Amazonas confirma primeiro caso de coronavírus no Estado

Autoridades de saúde do Amazonas e de Manaus realizaram coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, para comunicar o primeiro caso de coronavírus no Amazonas. Foto: Mário Oliveira/Semcom

Foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Amazonas. A paciente, de 39 anos, esteve em Londres, na Inglaterra. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (13), autoridades de saúde do Estado informaram que todas as pessoas que tiveram contato com a mulher estão sendo monitoradas.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, vai decretar em emergência por conta da confirmação.

A mulher que testou positivo para o vírus chegou de Londres na última quarta-feira (11). No dia seguinte (12), ela procurou a rede de saúde privada. A unidade acionou as autoridades da vigilância epidemiológica municipal e estadual e, em 24 horas, o exame deu positivo para o Covid-19.

De acordo com informações da Prefeitura de Manaus, a paciente está estável e sem febre, sendo monitorada em domicílio. Uma equipe da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) monitora pessoas que tiveram contato com a paciente.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que participou da coletiva de imprensa na sede do governo do Estado, zona Oeste, nesta sexta-feira, com a confirmação de um caso do Convid-19 em Manaus, a cidade entra em nova fase do Plano de Contingência, reforçando as medidas de controle e prevenção.

“Recomendamos que se evite a realização de eventos e reuniões com muitas pessoas. As aulas ainda não serão suspensas, por hora, não há essa necessidade”, reforçou.

O secretário também informou que serão indicadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para referenciar os pacientes suspeitos. “Em 85% dos casos, não se agrava o quadro de saúde, mas em qualquer sintoma recomenda-se procurar uma unidade de saúde. Temos UBSs com horário ampliado e estamos tomando todas as medidas possíveis para minimizar os impactos”, finalizou Magaldi.

O secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, reforçou que apenas os pacientes que apresentarem sintomas graves devem procurar o Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus – unidade referência para o atendimento de casos de coronavírus no Amazonas.

Idosos

Presente na coletiva, o médico Euler Ribeiro, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), informou que somente os idosos com 60 anos ou mais serão liberados das atividades da instituição.

“Sendo assim, os 3 mil idosos que matriculados na FUnAti ficarão quatro semanas em standy by esperando todo o processo que está sendo organizado pelo Governo, com muita atenção prevenir em vez de remediar”, disse o médico.

Ao decretar emergência por conta da confirmação do primeiro caso do vírus na capital, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, também citou medidas que contemplam os idosos.

Entre elas [medidas adotadas], a antecipação da primeira parcela do 13° salário dos nossos aposentados e pensionistas, de julho para o dia 24 de março, uma vez que são, comprovadamente, mais vulneráveis a essa terrível doença por conta da idade e queremos garantir a tranquilidade financeira necessária para que possam se prevenir”, diz Arthur, em postagem em uma rede social.

Assista, abaixo, à live em que as autoridades divulgam a informação à imprensa:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *