
O governador determinou a suspensão dos pagamentos destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços relacionados à Covid-19 na Susam. Foto: Rodrigo Santos/Susam
O governador Wilson Lima determinou a suspensão de pagamentos e revisão de contratos referentes à Covid-19 na Secretaria de Saúde (Susam). Agora, os pagamentos na pasta serão submetidos a análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), que passará uma lupa nos contratos. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado, na tarde desta segunda-feira (6/7).
O governo estadual afirmou que o governador determinou a suspensão dos pagamentos destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no âmbito da Susam. Também está suspensa a celebração de novos contratos e de aditivos com a mesma finalidade.
Segundo o governo, o decreto será publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (6/7). Conforme o decreto, os pagamentos só serão efetivados após parecer da PGE-AM.
Ainda por determinação de Wilson Lima, a Susam, com o auxílio da PGE, vai realizar a revisão e/ou rescisão dos termos de contrato referentes à prestação de serviços, aquisições de medicamentos e materiais médico-hospitalares para combate à pandemia de Covid-19. “O objetivo é verificar a necessidade dos objetos contratuais tendo em vista os novos dados epidemiológicos da doença”, informou o governo estadual.
Nesta segunda-feira, o Governo do Amazonas também divulgou que vai publicar a exoneração da secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, da secretária de Comunicação Social (Secom), Daniela Assayag,, e da gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro.
Também foi divulgada a exoneração de procurador-chefe da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), João Paulo Marques. As saídas ocorrem após denúncias de suposto esquema de compra superfaturada de respiradores durante a pandemia de Covid-19 no estado.
De acordo com o governo estadual, as exonerações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (6/7).
Veja mais notícias em Política