06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PF pediu prisão do governador e total bloqueado dos envolvidos é quase R$ 3 milhões

Publicado em 30 de junho, 2020

PF pediu prisão do governador

PF pediu prisão do governador e o ministro do STJ Francisco Falcão (foto) considerou que o ato “não é imprescindível”

O ministro Francisco Falcão, relator do processo que investiga a compra de respiradores pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), negou prisão para o governador Wilson Lima. A informação é da TV Globo e do portal G1. “Não se justifica a imprescindibilidade da decretação da extraordinária medida cautelar de privação de liberdade. Ao menos neste momento”, disse Falcão, na decisão.

A Procuradoria Geral da República (PGR), que está no caso por envolver governador, disse que “há robustos elementos de prova de sobrepreço, superfaturamento e direcionamento” na compra dos 28 respiradores. A PGR viu ainda lavagem de dinheiro e montagem de processo de adulteração de documentos “para encobrir crimes”.

O caso envolve recursos federais que foram destinados ao combate à pandemia de Covid-19.

 

Bens bloqueados

Francisco Falcão também determinou bloqueio de bens, inclusive do governador. Treze pessoas foram alcançadas pela medida. O valor total dos bens bloqueados é de R$ 2,976 milhões.

O inquérito da Polícia Federal (PF) apura “organização criminosa, corrupção, fraude a licitação e desvio de recursos públicos federais”.

A fase ostensiva da Operação Sangria, que investiga compra e venda dos 28 respiradores, foi desencadeada esta terça-feira (30/06). Oito pessoas foram presas, entre funcionários e ex-funcionários estaduais e empresários.

Os donos das empresas Sonoar, Luciane Zuffo Vargas de Andrade e Renata de Cássia Dias Mansur Silva, o dono da FJAP, Fábio José Antunes Passos, além do dono do supermercado Big Amigão, Cristiano da Silva Cordeiro, estão entre os presos.

O trabalho da CPI da Saúde, da Assembleia Legislativa, parece estar ajudando bastante a investigação da PF. Todos os presos já foram ouvidos pela comissão, que chegou a ter o funcionamento barrado pela Justiça, duas vezes, por problemas na indicação de membros.

A CPI da Saúde já voltou a funcionar normalmente e estaria encaminhando todos os documentos para os policiais envolvidos na investigação.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.