Governador fala da Operação Sangria em vídeo e se diz tranquilo com investigação

Governador fala da Operação Sangria

Governador fala da Operação Sangria e afirma que é o mais interessado na apuração dos fatos

O governador Wilson Lima falou agora à tarde sobre a Operação Sangria, cuja fase ostensiva ocorreu nesta terça (30/01). Trata-se da investigação sobre a compra de respiradores, durante a pandemia, pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Ele publicou um vídeo, nas redes sociais. “Apesar de surpreso, eu acho importante (a operação), para esclarecer esses fatos. Como governador, sou o principal interessado em que isso seja apurado”, disse.

Wilson estava em Brasília e retornou antes do previsto. A Operação Sangria prendeu a secretária da Susam, Simone Papaiz, e o secretário-adjunto João Paulo Marques dos Santos. Foram presos os ex secretário-executivo adjunto de Saúde Perseverando da Trindade Garcia Filho e gerente de compras da pasta Alcineide Figueiredo Pinheiro. Clique aqui para ver a lista completa.

“Durante o pico da pandemia, a minha determinação era para que se salvasse vidas. E aí havia necessidade de celeridade nos processos para aquisição de materiais para o combate ao coronavírus. Em nenhum momento houve qualquer determinação para prática ilegal, corrupção ou qualquer coisa nesse sentido. Estou tranquilo e na certeza de que esses fatos serão logo esclarecidos”, disse o governador, no vídeo.

 

Prisão e busca e apreensão

A PF cumpriu oito mandados de prisão, na Operação Sangria. Também executou 14 de 30 mandados de busca e apreensão, incluindo as casas de Wilson Lima e Simone Papaiz, além da sede do governo, no bairro da Compensa.

O governador, segundo a TV Globo e o G1, teve a prisão temporária negada pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro não viu razão para conceder o pedido da PF.

A CPI da Saúde da Assembleia Legislativa, enquanto isso, anunciou o encerramento das investigações relacionadas à compra de respiradores na pandemia. “A CPI cumpriu seu papel, como demonstra a operação de hoje”, disse o presidente da comissão, deputado Péricles.

Veja, abaixo, a íntegra do vídeo publicado há pouco por Wilson Lima, logo após a chegada do governador a Manaus:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *