Mais três comunidades da zona rural de Parintins recebem escolas padrão

Mais três comunidades da zona rural de Parintins receberam escolas padrão. Foto: Yuri Pinheiro/Prefeitura de Parintins

Mais três escolas foram inauguradas nesta segunda-feira (29/6), nas comunidades de Nossa Senhora da Saúde do Canarinho, Santo André (região do rio Uaicurapá) e Igarapé Açu (região do rio Mamuru), na zona rural de Parintins. As construção das unidades foi possível a partir de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Parintins e o governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE),

Os três educandários fazem parte do programa municipal de qualificação da educação básica na zona rural. Anteriormente, nove escolas, com uma e duas salas de aula, foram entregues pela administração. Todas os educandários foram construídos por meio de convênio entre Município e governo federal.

Escolas foram construídas por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). Foto: Yuri Pinheiro/Prefeitura de Parintins

De acordo com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, as escolas entregues nesta segunda são resultado de sua segunda gestão à frente da prefeitura. “Nós conquistamos, em 2012, 51 escolas para a zona rural. Lamentavelmente, não houve continuidade. O município perdeu 31 escolas. O que nós conseguimos recuperar, mesmo com desvio de recursos, a prefeitura depositou as diferenças, negociou com o FNDE e hoje é um dia histórico para todos nós com a inauguração dessas três escolas”, disse.

Morador da comunidade do Canarinho, o senhor José Maria de Abreu, de 55 anos, lista as dificuldades enfrentadas pelos alunos que estudavam em uma estrutura improvisada na agrovila. “Antes era muito dificultoso. Os alunos não tinham o aconchego. Era um sofrimento, tanto dos alunos quanto dos professores, procurando algum local para se esconder da chuva, porque pingava água. Hoje está sendo inaugurado aquele sonho que a gente esperava por muito tempo”, comentou.

Com a inauguração das escolas, as comunidades do Canarinho, Santo André e Igarapé Açu vão receber novos investimentos da Prefeitura de Parintins. Dentre eles estão a instalação de lâmpadas de LED nos quadros comunitários e implantação do programa Água no Jirau.

Mais três comunidades da zona rural de Parintins receberam escolas padrão. Foto: Yuri Pinheiro/Prefeitura de Parintins

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *