
Sidia oferece 150 vagas para desenvolvedores em Manaus. Foto: Divulgação
O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia está oferecendo 150 vagas para desenvolvedores de software e de teste. As oportunidades são para Manaus e as inscrições seguem abertas até o dia 1º de julho no site www.sidia.com.
Segundo o instituto, a seleção segue um formato inovador. “Imagine uma forma de recrutamento na qual os candidatos entram em um universo épico e precisam passar por várias etapas em um game com desafios e prêmios, além da própria vaga de emprego”, informou.
O novo formato de recrutamento e seleção foi lançado pelo Sidia nessa segunda-feira (22/6), nacionalmente. Trata-se do ‘The Epic Journey – O Início de Uma Nova Era’ – um game-recrutamento.
De acordo com a empresa, o novo formato atende aos desafios do recrutamento em tempos de pandemia. “Com projetos em expansão, o Sidia, que é hoje o maior instituto de P&D do Brasil, busca profissionais inovadores e que gostem de ser desafiados”, afirmou.
Todos os perfis, de júnior a sênior, serão avaliados. “A inovação está no nosso DNA e pensamos em trazer o universo dos games, tão próximo desses profissionais, para compor a seleção. Aceitar ser desafiado, já demonstra o perfil de candidato que estamos procurando”, explicou a gerente Sênior do Sidia, Vivian Oliveira.
Em anos passados, para fazer o recrutamento, o Sidia visitava universidades em Manaus e em vários outros estados do país, promovia eventos e conseguia chamar atenção dos desenvolvedores. Hoje, com a pandemia do novo coronavírus, foi preciso mudar para atrair a atenção e, ao mesmo tempo, mostrar quais os perfis de profissionais o instituto está buscando.
O superintendente do Sidia, Chris Lee, destacou que o mundo vive hoje a era da experiência. Contratar em meio a uma pandemia, segundo ele, é uma demonstração de que o instituto acredita em um novo tempo. “Agora, mais que nunca, precisamos inovar e acreditar que é possível mudar a nossa realidade”, destacou. Trazer a gamificação como etapas do recrutamento, para ele, é permitir uma nova experiência aos futuros colaboradores do Sidia.
Para participar, desenvolvedores de software e de teste devem se inscrever no site www.sidia.com e anexar seus currículos. É aí que o jogo começa.
Inspirado nos filmes de saga, principalmente em Star War, o game-recrutamento é 100% online. O jogo tem cinco etapas e uma delas é chamada de The Shell Hackathon. “Na verdade, uma maratona de programação, que vale prêmios para os três melhores colocados (aparelhos da Samsung modelos S20, S10 e S9)”, diz o Sidia.
Quem passar pelas cinco etapas será contratado e ainda vai participar de um Bootcamp na área.
Candidatos de todo o país que se enquadrem no perfil de desenvolvedores de software e teste poderão participar do game-recrutamento em suas cidades de origem, sem precisar se deslocar para Manaus durante a etapa da jornada.
Os protagonistas do game são os próprios candidatos. Ao se inscreverem eles recebem o título de Sidwans, os guerreiros em início de carreira, que precisam lutar até chegar à nave-mãe chamada Amazon Tower.
Também podem se inscrever candidatos com mais experiência, os SidBraves, e que serão avaliados durante a jornada de modo diferente. Eles enfrentam algumas barreiras, mas poderão receber apoio de Mestres Sids e outros guerreiros Sidians.
A história será contada por meio de mensagens de e-mail que vão se revelando a cada nova etapa.
Uma personagem importante é a Grã-Mestra Denise, a mascote do Sidia, que é a colaboradora virtual do Show Case do instituto. No game, ela entra em um chatbot para ajudar a tirar as dúvidas dos candidatos.
Além da gamificação, os candidatos passam pelos processos normais de recrutamento do RH do Sidia, só que agora todos 100% online.
O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, sediado em Manaus, responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global.
Fundado em 2004 na capital do Amazonas, o Sidia atua no desenvolvimento de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, plataforma e aplicação para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.
“Como entidade privada, o Sidia é formado por pessoas incríveis, das mais variadas formações intelectuais e culturais, com diferentes visões de mundo e apaixonadas por inovação, seu DNA”, diz o instituto.
Veja mais notícias em Concursos Públicos/Emprego