27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Visando volta às aulas, instituições se unem para compra coletiva de produtos e EPIs

Publicado em 10 de junho, 2020

Visando volta às aulas, instituições se unem para compra coletiva de produtos e EPIs

Visando volta às aulas, instituições se unem para compra coletiva de produtos e EPIs. Foto: Divulgação

Com as aulas presenciais da rede privada previstas para retornarem no dia 6 de julho, as instituições de ensino associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) uniram-se para investir na aquisição de serviços, produtos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A compra coletiva representa um investimento mais barato aos estabelecimentos, que adotarão os itens indispensáveis para evitar o contágio do Covid-19.

Visando volta

Serão adquiridos serviços de sanitização de ambiente, além diversos produtos, entre eles, termômetros, luvas, álcool em gel 70%, óculos e máscaras que serão utilizados por alunos, professores e funcionários das instituições. “Conseguiremos superar esse difícil momento com a união de esforços.

O Sinepe-AM está fazendo sua parte, dando o suporte às associadas para que sigam à risca os protocolos e não mediremos esforços para proteger todos os membros da comunidade escolar”, destaca a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha.

Cartilha

A entidade elaborou, no último mês, uma cartilha que orienta as suas associadas sobre as providências a serem tomadas e os cuidados necessários para a reabertura dos serviços. Medidas de distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre os alunos, durante as atividades em sala de aula, higienização e limpeza dos ambientes, além de serviço de triagem nas áreas de acesso, fazem parte do plano estratégico criado pelo Sinepe-AM.

Já os alunos que fazem parte do grupo de risco – como transplantados, cardíacos, hipertensos ou portadores de outras comorbidades –, continuarão sendo atendidos pelas instituições através do ensino remoto. Professores e demais profissionais das instituições que se enquadram nesse grupo também permanecerão afastados durante o período que for necessário.

Triagem

“Também estamos orientando que seja feita uma triagem para acesso às escolas”, afirmou. A ideia, de acordo com Elaine Saldanha, é detectar, logo na entrada, alunos que apresentarem sintomas de Covid-19. Se houver, ficarão em um ambiente isolado até a chegada dos pais ou responsáveis. “Além disso, as escolas deverão notificar imediatamente os órgãos de saúde, caso algum funcionário ou aluno apresente sintomas da doença, para que possa receber o atendimento necessário”, disse a presidente do Sinepe-AM.

A orientação do sindicato é a retomada em escalonamento das atividades, dependendo de realidade de cada instituição. “Nossa sugestão é que, neste início, as instituições façam o ensino híbrido, que combina aprendizado online com o presencial”, ressaltou a vice-presidente do Sinepe-AM, Laura Cristina.

Revezamento e turnos

Além disso, Laura informa que outra estratégia que o sindicato tem aconselhado é a adoção de um sistema de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, aglomerações e contatos de alunos, educadores e demais funcionários das instituições.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.