Diretor de hospital de Parintins recebe alta em SP após 12 dias e vai voltar a combater pandemia

Diretor de hospital de Parintins recebe alta em SP após 12 dias internado com vírus

Diretor Clínico de hospital de Parintins recebe alta em SP após 12 dias internado com Covid-19. Foto: Divulgação

“A vida pode não ser tão fácil, mas a cada obstáculo superado você ganha força pra seguir em frente. Após 12 dias de internação hospitalar, a notícia mais aguardada: ‘Você está de alta!'”

Foi assim, nas suas redes sociais, que o médico anestesiologista Daniel Tanaka, diretor de enfrentamento à pandemia em Parintins, recebeu uma das melhores notícias dos últimos tempos, após tratamento realizado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Ele é diretor-clínico do hospital Jofre Cohen, substituído interinamente por Alberto Figueiredo Filho. A diretora-geral da unidade é a enfermeira Joseane Mascarenhas.

Em sua internação, ele contou que teve dias difíceis com exames piorando gradativamente, muita febre e dor no peito, além da falta de ar. Instalação de oxigênio foi uma necessidade: “Nesse momento tive medo”. Mas depois do medo e toda tensão, a recompensa da saúde e a esperança de voltar ao “front”: “Muito obrigado! Após minha plena recuperação retomarei, com toda força, meu lugar na linha de frente do combate à essa pandemia”.

O médico ainda fará tratamento por mais 10 dias com doses de corticóide e anticoagulante e tem previsão de retorno a Parintins para o final do mês.

Diretor-clínico

Ele teve confirmação de reativação da infecção em seu organismo e foi internado no HCor, desde o último dia 29 de maio.

Em entrevista exclusiva ao Portal Marcos Santos na semana passada, internado, Tanaka relata um pouco dessa segunda vez que precisa deixar o “front” de combate ao Covid-19, ajudando a salvar vidas, para poder cuidar da própria saúde, saindo da condição de médico para paciente. Estar do outro lado tem sido uma experiência nova, durante uma pandemia, e ao mesmo tempo preocupante e de aflição.

“Quando fui internado, estava com 30% de acometimento pulmonar na tomografia. No domingo (31) estava entre 35% e 40%”, disse o médico, confiante.

Tanaka explicou que sua internação ainda foi necessária em razão de alterações nas enzimas hepáticas, que podem ser ocasionadas tanto pelo vírus “traiçoeiro” quanto pelo efeito colateral das medicações, como uma hepatite medicamentosa.

Tratamento

No HCor, Tanaka fez tratamento com antibiótico de amplo espectro, corticóide, com doses já reduzidas agora, e injeções de anticoagulante, aplicadas na barriga duas vezes ao dia, além de outras medicações de suporte e fisioterapia. Em São Paulo, o médico teve o acompanhamento do chefe da infectologia do hospital, Guilherme Furtado, da clínica médica e nefrologista Leda Daud Lotaif, e do chefe da imunologia, o alergista e imunologista Alberto José da Silva Duarte.

O diretor do hospital de Parintins fez uma série de exames para o perfil imunológico, para verificar como está seu sistema, as respostas das células de defesa e os tipos de anticorpos para várias doenças.

Também estão na série os exames específicos para Covid-19, incluindo a sorologia para detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. “Os resultados ainda vão demorar alguns dias. Mas estão estudando a possível reativação”, afirmou.

Veja na íntegra o post do médico:

A vida pode não ser tão fácil, mas a cada obstáculo superado você ganha força pra seguir em frente.

Após 12 dias de internação hospitalar, a notícia mais aguardada:
“Você está de alta! “

Quantas vezes já dei essa notícia aos meus pacientes, com naturalidade.

Mas como paciente, é tão bom ouvir essas palavras! É como se a Vida estivesse sussurrando. Continue!

Durante a internação, tive alguns dias difíceis.

Meus exames inicialmente piorando gradativamente. Concomitantemente, eu sofria com muita febre e dor no peito.
Depois veio a falta de ar. E a necessidade de instalação de oxigênio.
Nesse momento tive medo.
Mais alguns dias tendo febre, e o fôlego curto, o cansaço fácil para tomar banho.
Introdução de antibiótico mais forte. E aos poucos, os dias se tornaram mais amenos.
No dia em que me livrei do oxigênio, uma notícia devastadora. A perda de um grande amigo, colega, um pai para mim. Foi um dia de tristeza profunda, de muitas lágrimas, e também de muita reflexão. Qual o sentido da vida? Que lições a pandemia deixará para a humanidade?
Uma lição que eu tirei dessa fase tão dolorosa:
A humildade é a essência de nosso viver. E deve ser nossa base.
Ninguém é superior a ninguém.

Eu, como Médico, nunca serei o mesmo de antes. As feridas vão cicatrizar, e terei a certeza de que a minha missão será sempre a de aliviar o sofrimento humano.

” Curar às vezes,
Aliviar frequentemente,
Confortar sempre “

Quero agradecer a todas as pessoas queridas pelas orações, mensagens de carinho e votos de superação. Agradecer a equipe de enfermagem e médica que cuidou de mim, e agradecer especialmente aos profissionais de saúde que se mantém na linha de frente, dando suas vidas nessa batalha.
Vocês me deram força para superar esses dias de isolamento.

A verdadeira felicidade vem da humildade e do reconhecimento que sozinhos somos muito pouco ou quase nada, e a vida somente se completa com
o real sentimento de amor ao próximo!!

Muito obrigado! Após minha plena recuperação retomarei, com toda força, meu lugar na linha de frente do combate à essa pandemia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *