Idosa centenária ganha novo RG após 20 anos sem o documento

Alcina Soares, de 103 anos, ganhou novo RG após 20 anos sem o documento. Foto: Paulo Bahia/Sejusc

Após há 20 anos sem a Carteira de Identidade (RG), Alcina Soares, de 103 anos, ganhou um novo documento. A centenária está entre as pessoas atendidas durante ação de emissão de documentos básicos realizada no último fim de semana, em comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, no Amazonas.

A iniciativa faz parte da Aliança Covid Amazonas, formada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS); Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Meio Ambiente (Sema) e Saúde (Susam); Assembleia Legislativa do Estado (Aleam); e outras instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil.

Alcina Soares, de 103 anos, ganhou novo RG após 20 anos sem o documento. Foto: Paulo Bahia/Sejusc

Alcina nasceu em Novo Airão, município amazonense a 115 quilômetros de Manaus. Segundo Marilucy Silva de Almeida, 57, neta da idosa, o documento chegou em boa hora porque era o que faltava para a centenária conseguir trocar de banco.

“Minha avó estava sem Carteira de Identidade há uns 20 anos. Agora é uma renovação porque ela estava precisando do RG. Graças a Deus que vocês apareceram por aqui. Queremos tirar a aposentadoria dela do Santander para colocarmos no Bradesco. Santander só tem em Manaus, Bradesco tem em todo canto”, explicou Marilucy, que é moradora da comunidade Tumbira.

A secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, comemorou que as ações de cidadania estejam alcançando o público que mais precisa. “Conseguir chegar a essas pessoas é extremamente gratificante, porque uma senhora com 103 anos, há mais de 20 anos sem um documento de identificação, isso a privou de muitos benefícios, a privou de ter acesso ao governo federal, aos serviços. E, com essa ação da Sejusc, dentro de toda essa parceria, essa senhora recebeu o seu documento e sua cidadania pode ser efetivada na íntegra”, destacou.

Alcina Soares, de 103 anos, ganhou novo RG após 20 anos sem o documento. Foto: Paulo Bahia/Sejusc

A ação contou também com distribuição de cestas básicas, kits de higiene e máscaras produzidas pelo projeto ‘Costurando a Esperança, Protegendo Vidas’, do Governo do Amazonas.

“Visitamos a comunidade indígena Três Unidos e também a comunidade ribeirinha do Tumbira. Nessas comunidades fizemos a distribuição desses materiais e também levamos uma ação de cidadania para a emissão de documentos que possibilitam a essas comunidades o acesso aos benefícios do governo federal. Sem essa parceria, não teríamos conseguido chegar tão longe, e juntos vamos vencer esse vírus, vamos vencer as distâncias e garantir cidadania às pessoas que mais precisam”, disse a titular da Sejusc.

Ao todo, a Sejusc emitiu 222 documentos básicos, no último fim de semana, nas comunidades Tumbira, Três Unidos, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo 115 RGs em 1ª via, 54 RGs em 2ª via, e 53 Certidões de Nascimento.

Unidos

A Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus, coordenada pela FAS, tem o apoio de 69 parceiros, entre instituições públicas e privadas, empresas e prefeituras. Os recursos arrecadados pela articulação são utilizados para atender às particularidades de cada região do Amazonas no combate à Covid-19.

“Por meio da Aliança, trazemos para essas comunidades equipamentos, estratégias e insumos importantes para auxiliar o trabalho dos agentes de saúde locais”, afirmou o superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, que também destacou o uso do sistema de telessaúde, que permite que médicos orientem as comunidades a distância, inclusive com atendimento psicológico.

Alcina Soares, de 103 anos, ganhou novo RG após 20 anos sem o documento. Foto: Paulo Bahia/Sejusc

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *