Com reabertura do comércio, veja quais são os serviços ainda sem data e as exceções; máscaras são obrigatórias

Com reabertura do comércio, veja quais são os serviços ainda sem data e as exceções; máscaras são obrigatórias

Com reabertura do comércio, veja quais são os serviços ainda sem data e as exceções; máscaras são obrigatórias. Foto: Divulgação

Com a reabertura do comércio prevista para esta segunda-feira (1), já é fato que haverá uma retomada gradual das atividades econômicas na capital em razão dos efeitos da pandemia do Covid-19.

O plano com o cronograma foi anunciado pelo Governo do Amazonas na última quarta-feira (27). Quem é do grupo de risco, não está incluso nos três primeiros ciclos.

Nos quatro ciclos de abertura anunciados pelo Estado, cujo último inicia no dia 6 de julho, há atividades ainda não contempladas, exceções, como bares, casas de shows e eventos que ainda não tem uma data de retorno prevista de fato.

Com reabertura

A partir de 6 de julho, previsto o início do 4° ciclo com a reabertura de creches, escolas e universidades da rede privada; cinemas (lotação máxima de 50% da capacidade); e outras atividades não contempladas nos ciclos anteriores.

Além dos citados acima, continuam sem data de retorno, as aulas da rede estadual de ensino, incluindo o Cetam, a UEA e a FUnATI; a realização de eventos promovidos pelo Governo do Estado, incluída a programação dos equipamentos culturais públicos; a visitação a presídios e a centros de detenção para menores; o serviço de transporte fluvial de passageiros; a visitação a pacientes internados com Covid-19; o funcionamento de todas as boates, casas de eventos e de recepções, salões de festas, inclusive privados; parques de diversão, circos e estabelecimentos similares; e o recadastramento dos servidores ativos e inativos.

Como serão os ciclos

Serão quatro ciclos. O primeiro inicia nesta segunda e abrirão igrejas e templos (30% de ocupação, com eventos de 1h30 de duração quando forem diários e intervalo mínimo de 5h entre um evento e outro; ou com duração máxima de 4h quando o evento for semanal); lojas de artigos esportivos e bicicletas (venda e reparo); lojas de artigos para casa; lojas de vestuário, acessórios e calçados; lojas de móveis e colchões; atendimento presencial, médico e odontológico, sujeito a agendamento prévio; joalherias e relojoarias; comércio de artigos médicos e ortopédicos; serviços de publicidade e afins; petshops; lojas de variedades; agências de turismo; concessionárias e revendas de veículos em geral; óticas; floriculturas e bancas de revista em logradouros públicos.

15 de junho

Já a partir do dia 15 de junho, abrirão as lojas de informática, comunicação, telefonia e materiais e equipamentos fotográficos; lojas de brinquedos; livrarias e papelarias; lojas de departamentos e magazines; restaurantes, cafés, padarias e fast-food, para consumo no local; comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; lojas de eletrodomésticos, áudio e vídeo; comércio de animais vivos; comércio de bijuterias e semi-joias; comércio especializado de instrumentos musicais e acessórios; comércio de equipamentos de escritório; escritórios contábeis; escritórios de imobiliárias, excetuados os stands de venda; assistência Técnica de eletrônicos, eletrodomésticos e demais itens; e bancas de jornais e revistas em espaços internos.

Terceiro ciclo

Para o 3° ciclo, o início está previsto para o dia 29 de junho e inclui lojas de artesanatos e souvenires; cabeleireiros, barbearias e outras atividades de tratamento de estética e beleza; comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes; academias e similares; comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping; comércio de objetos de arte; comércio de fogos de artifício e artigos pirotécnicos; comércio varejista de armas e munições; stands de vendas de imobiliárias; reabertura dos parques e espaços públicos e atrações turísticas; feiras do Produtor, organizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Shoppings

Com a decisão, os shoppings confirmaram a abertura das lojas permitidas nesta segunda-feira (1), porém com horários diferenciados. O uso de máscaras também é obrigatório para a população e ainda há outras medidas de segurança e higiene. Apenas 50% de suas capacidades de público devem ser preenchidas.

As medidas incluem espaçamento de 1,5m entre pessoas, controle de aglomerações, entre outras; higiene pessoal: a exemplo do uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e desinfecção fora do estabelecimento; e sanitização de ambientes: como desinfecção de superfícies, reforço na limpeza e boa ventilação.

Protocolos e segurança

Também devem ser implementadas medidas de comunicação: orientação de funcionários, clientes e demais frequentadores quanto a suspeita ou confirmação de Covid-19; e de monitoramento: acompanhamento da saúde dos colaboradores, de seus familiares e entes próximos, entre outras. A autorização para o funcionamento dos estabelecimentos poderá ser revista em caso de descumprimento dessas condições.

As igrejas, templos religiosos, lojas maçônicas e estabelecimentos similares foram incluídos no primeiro ciclo de retomada, com início no dia 1º de junho, exceto para os grupos de risco.

Eventos

Esses espaços deverão funcionar com 30% de ocupação e com eventos de no máximo 1h30 de duração, no caso de cultos diários, respeitando um intervalo mínimo de 5h entre um evento e outro, de modo a permitir a limpeza adequada no ambiente, evitando-se a aglomeração na entrada e saída de pessoas. No caso de cultos semanais, estes deverão ter duração máxima de 4h.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *