CPRM prevê cheia dentro da normalidade em Manaus e descarta inundação 

A previsão é de que o rio Negro atinja entre 28,35m e 28,85m, neste ano.Foto: Arquivo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou, nesta sexta-feira (29/5), o 3º Alerta de Cheias Manaus 2020. O órgão projeta que o rio Negro não sairá da normalidade este ano. Conforme o levantamento, a previsão é de que o rio atinja entre 28,35m e 28,85m. Com isso, está descartada a possibilidade de inundação na capital.

O terceiro alerta foi apresentado em live, com apresentação de Luna Gripp, pesquisadora responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do rio Amazonas. De acordo com a projeção elaborada pela equipe da CPRM, neste ano o rio Negro não deve sair da normalidade.

Segundo o levantamento, a previsão é de que o rio atinja entre 28,35m e 28,85m, descartando assim a possibilidade de inundação na capital.  O órgão lembrou que esse intervalo foi determinado a partir de uma ampla série histórica, com dados disponíveis desde o ano de 1903 na estação do Porto de Manaus.

A previsão de cota máxima que o rio Negro poderá atingir em Manaus é realizada, anualmente, em três etapas. Quanto mais próximo do pico de cheia, que normalmente ocorre entre junho e julho em Manaus, mais precisa é a projeção calculada pelos engenheiros do CPRM.

Na terceira transmissão, Luna Gripp ponderou sobre o comportamento dos principais rios relacionados ao longo do ano, e apresentou informações a respeito da pluviosidade – chuvas – em toda a bacia. A pesquisadora explicou também sobre os ‘Sistemas de Alerta Hidrológico’, projeto institucional do CPRM no qual o Alerta de Cheias Manaus está inserido. Segundo a especialista, mais de 7 milhões de brasileiros são beneficiados com os Sistemas de Alerta.

O terceiro Alerta de Cheias Manaus 2020 representa a última previsão de nível para o rio Negro nesse ano. No entanto, o monitoramento do Negro e de todos os principais rios da região segue sendo realizado pelo CPRM de forma contínua ao longo de todo o ano, por meio do Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental.

Os boletins, assim como os informativos de previsão, e diversas outras informações sobre a bacia, podem ser encontrados na página do Sistema de Alerta: www.cprm.gov.br/sace/amazonas.

Live

Desde 1989, a divulgação do alerta ocorria de forma presencial no CPRM, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, passou a ser feita em ambiente on-line. O órgão destacou que tem respeitado as medidas de isolamento social.

Segundo Luna Gripp, esse novo formato possibilitou que pessoas de todo o Brasil pudessem ter acesso ao conteúdo exposto.

Rede Hidrometeorológica Nacional

Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pelo CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), por meio de aporte de recurso para operação das estações que compõem os Sistemas, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Das estações da RHN, mais de 200 estações de monitoramento são operadas pela unidade de Manaus em rios amazônicos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *