Lanchas e drogas utilizadas por ‘piratas do rio’ são apreendidas em Coari

Lanchas e drogas utilizadas por 'piratas do rio' são apreendidas em Coari

Lanchas e drogas utilizadas por ‘piratas do rio’ são apreendidas em Coari. Foto: Divulgação

Policiais militares de Coari apreenderam várias lanchas e drogas pertencentes a piratas do rio no município. A operação durou quatro dias no rio Copeá.

De acordo com o tenente coronel PM Pedro Moreira, que comandou a operação, após receber denúncias de que piratas estariam roubando lanchas com motores potentes das cidades de Codajás, Tefé e Coari, para serem usadas nas ações de pirataria de rio, foi montada uma equipe policial para averiguar, identificar, localizar, prender os responsáveis, além de recuperar as embarcações.

Lanchas e drogas

No trajeto, próximo à comunidade do Paracaúuba, no rio Copeá, por volta das 10h da última terça-feira (19), os PMs avistaram um pequeno bote com quatro ocupantes. Ao verem que se tratava de uma equipe da polícia, os infratores abriram fogo e seguiram rumo a margem.

Os policiais revidaram atirando contra os infratores que abandonaram a embarcação, fugindo para mata e abandonando o bote com motor de popa 15HP e duas mochilas. Durante a verificação foram apreendidos diversos volumes de drogas de aproximadamente 1kg nas mochilas e dois carregadores vazios de armas de fogo calibre .45 e 9mm.

No mesmo dia, por volta das 13h, três homens foram avistados trafegando em uma canoa com motor rabeta próximo a comunidade do São João do Moura. Os infratores foram abordados e com estes foi apreendido duas armas de fogo do tipo espingarda, 10 cartuchos, uma porção de maconha do tipo skunk e R$ 200,00 em espécie.

Tefé

Ainda por volta das 15h, PMs localizaram próximo à comunidade do rio Piteira, duas lanchas com motores potentes, sendo a primeira, um bote de alumínio de 8 metros denominada “Maria Eduarda”, e outra um bote de 5m de fibra, denominado “Lima Collor”. As duas embarcações foram roubadas da cidade de Tefé por homens conhecidos por “Douglas” e “Dominguinhos do Piteira”.

As embarcações recuperadas foram repassadas nesta quarta-feira (20), por volta das 16h, à responsabilidade dos PMs do 3° BPM/Tefé que faziam buscas no rio Tambaqui e Piteira para que estas sejam restituídas a seus proprietários.

Já no quarta-feira, por volta das 11h30, os policiais de Coari localizaram no rio Tambaqui, próximo à comunidade do Paraíso, outra lancha com bote de alumínio de sete metros equipada com motor 250HP, marca Yamaha. A embarcação foi roubada no início do mês na cidade e levada para ser usada na pirataria de rio.

A embarcação teve sua capota de alumínio removida com serras e foi escondida em um igarapé dentro da mata. No mesmo local, os piratas mantinham um acampamento improvisado que foi desativado pela polícia.

Roubos

Segundo informações, a lancha encontrada teria sido roubada em Coari por um indivíduo conhecido por “Tote da Moisés Bezerra”, a mando de um traficante conhecido por “César Peruano” e guardada no local onde fora encontrada por um indivíduo conhecido por “Criso do Pêra City”.

O material apreendido e as embarcações foram apresentadas na 10° Delegacia de Polícia Civil em Coari para os procedimentos cabíveis.

No total, a polícia apreendeu 4 lanchas, um motor, três mochilas com mais de 10 kg de drogas, duas espingardas, dois carregadores de pistolas e um celular.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *