Saiba o que fazer em casos de morte em casa; primeiro passo é registrar um BO

Saiba o que fazer em casos de morte em casa; primeiro passo é registrar um BO

Saiba o que fazer em casos de morte em casa; primeiro passo é registrar um BO. Foto: Altemar Alcântara/ Semcom

Com o aumento expressivo no número de mortes em casas e de sepultamentos em Manaus, é necessário saber como proceder nessas situações. Caso um familiar venha a falecer em casa, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência, podendo ser via internet ou presencialmente em uma delegacia.

Após isso, o familiar deve solicitar os serviços da funerária de preferência, ou caso não tenha recursos para isso, pode entrar em contanto com o SOS Funeral, disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do número 0800-280-8087.

Saiba o que fazer

Em seguida, seja por uma funerária particular ou serviço público, os agentes devem transportar o corpo para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que sejam feitos exames para a constatação da morte e emissão da Declaração de Óbito.

Além disso, o familiar ainda deve acompanhar o corpo e levar documentos de identificação da vítima e os últimos exames realizados ou receitas, se houver, para auxiliar na definição de Causa Básica de Morte.

Declaração

Essa declaração de óbito é entregue somente para familiares ou responsável pela vítima. Geralmente, essas declarações de óbito são emitidas pelas unidades de saúde estaduais, porém desde o início da pandemia de Covid-19, as mesmas têm estado sobrecarregadas.

Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus está disponibilizando a UBS Gebes Medeiros, localizada na rua Pirarucu, nº 1.000, bairro Jorge Teixeira 3, na zona Leste, para a realização desses serviços e facilitar o atendimento à população.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos continuará ocorrendo nos serviços disponíveis na rede estadual.

Sepultamentos

Neste domingo (26), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que gerencia os cemitérios públicos da cidade, informou o maior número de atendimento realizados na cidade. Foram 140 sepultamentos registrados, além de duas cremações.

Do total de 142 óbitos, 41 aconteceram em domicílio, apenas dez tem como causa da morte a confirmação por Covid-19. Outras 47 pessoas morreram por síndrome ou insuficiência respiratória, mais 28 tiveram no atestado o registro de causa indeterminada ou desconhecida, entre outras causas. A maioria ocorreu no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.

Crematório

Com a alta demanda de sepultamentos, a Prefeitura também fez parceria com o crematório privado do estado, que se localiza no município de Iranduba.

Nesse caso, a partir do atendimento das funerárias ou do SOS Funeral, o corpo é encaminhado para o cemitério de Aparecida e, caso a família assine a autorização, irá ao posto de atendimento do crematório, localizado no próprio local, para fazer o agendamento.

A urna ficará na câmara do cemitério até o momento do deslocamento para o crematório.

Números

É importante ressaltar que nem todas as mortes são por Covid-19, porém com as demandas de pessoas que não morreram pela doença com as que faleceram por coronavírus, causa um sobrecarregamento nos serviços.

Abaixo segue um comparativo de sepultamentos por dia:

09/4 – 39 sepultamentos 39 / 3 por Covid-19
10/4 – 47 sepultamentos / 5 por Covid-19
11/4 – 51 sepultamentos / 10 por Covid-19
12/4 – 64 sepultamentos / 6 por Covid-19
13/4 – 58 sepultamentos / 5 por Covid-19
14/4 – 64 sepultamentos / 4 por Covid-19
15/4 – 88 sepultamentos / 7 por Covid-19
16/4 – 75 sepultamentos / 4 por Covid-19
17/4 – 96 sepultamentos / 3 por Covid-19
18/4 – 89 sepultamentos / 6 por Covid-19
19/4 – 122 sepultamentos / 6 por Covid-19
20/4 – 104 sepultamentos / 9 por Covid-19
21/4 – 136 sepultamentos / 4 por Covid-19
22/4 – 120 sepultamentos / 7 por Covid-19
23/4 – 135 sepultamentos / 12 por Covid-19
24/4 – 128 sepultamentos / 13 por Covid-19
25/4 – 98 sepultamentos / 6 por Covid-19 / 4 cremados (102 total)
26/4 – 140 sepultamentos / 2 cremados / 10 por Covid-19

Esses dados são divulgados diariamente pela Prefeitura por meio de boletim.

Medidas

Para casos de sepultamentos, há medidas para serem seguidas tanto em caso de morte por Covid-19 quanto por outra causa.

Os velórios e sepultamentos para pessoas cujas mortes não foram provocadas pela Covid-19, tem-se a limitação de dez pessoas por velório e a redução para até 2h do tempo dessas cerimônias. Ao sepultamento, só está permitida a presença de, no máximo, cinco pessoas.

No caso de morte por confirmação ou suspeita de Covid-19, uma vez realizada a preparação do corpo pela prestadora de serviço, esse deve seguir de imediato para cremação ou sepultamento, sem a realização de velório; nesses casos, o cortejo só deverá ser integrado pelo carro que conduz a urna funerária e um veículo particular. Só três pessoas devem assistir o sepultamento.

Em nenhuma hipótese podem participar das cerimônias e sepultamentos as pessoas dos grupos de riscos (pessoas a partir de 60 anos, diabéticos, hipertensos, asmáticos e outras doenças crônicas) definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Reportagem: Fabrinne Guimarães

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *