Mais de 140 pessoas estão recuperadas de Covid-19 no Amazonas

Quando recebe alta, paciente com Covid-19 pode continuar em quarentena, aguardando passar o período da transmissibilidade. Foto: Divulgação

O Amazonas tem 147 pacientes recuperados da Covid-19. Essas pessoas estão fora do período de transmissão do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em coletiva on-line nesta segunda-feira (13/4).

Até ontem (12/4), 138 pessoas tinham saído do período de transmissão do vírus.

A FVS-AM registrou mais 69 casos do novo coronavírus de ontem para hoje, totalizando 1.275 casos no Amazonas. Outras nove mortes que estavam sendo investigadas foram confirmadas tendo Covid-19 como causa, entre os quais estão os óbitos de dois médicos e um enfermeiro, todos de Manaus. O número total de óbitos por coronavírus subiu para 71.

Altas

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde (Susam), um total de 24 pessoas com Covid-19 atendidas na rede estadual tinha recebido alta médica até o último domingo (12/4). Quando o paciente recebe alta, ele pode continuar em quarentena, aguardando passar o período de transmissibilidade da doença.

Período de incubação

Em março, quando anunciou a cura da primeira paciente com Covid-19 no Amazonas, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, explicou como se dá o período de incubação da doença. “Nós temos 14 dias que são críticos. A pessoa entra em contato com alguém que tem o vírus e se contamina. Ela vai entrar no que nós chamados de período de incubação, onde o vírus vai se multiplicar dentro dela, vai se alojar nas células nasofaringe, depois no pulmão e vai se multiplicar”, disse.

Segundo ela, durante o período de incubação, a pessoa infectada não transmite o vírus. “A média desse período de incubação são sete dias”, informou. “Ela passa a transmitir o vírus a partir do momento em que ela apresenta os sintomas. Então, apresentou sintomas, durante sete dias, ela vai transmitir o vírus. Por isso que nós trabalhamos com período máximo de avaliação, de isolamento, de 14 dias”, completou.

Na ocasião, Rosemary esclareceu que o período de 14 dias de isolamento é uma média, sendo que esse prazo pode ou não aumentar de caso para caso. “Sete dias seria o período de incubação e sete dias, o período de transmissibilidade. Após isso, essa pessoa não representa mais risco para ninguém”, explicou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *