Manaus tem 51 bairros com casos confirmados de Covid-19, totalizando 81%

Manaus tem 51 bairros com casos confirmados de Covid-19, totalizando 81%

Sobe para 51 o número de bairros com casos confirmados de coronavírus na capital do Amazonas, o que representa quase 81% dos bairros oficiais da capital (são 63). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) no Boletim da Situação Epidemiológica de Covid-19 pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Manaus tem 51 bairros

Conforme o documento, a maioria dos casos se concentra nas zonas Leste e Centro-Sul. O bairro de Adrianópolis apresenta o maior número de notificações com 22 confirmados, seguido dos bairros Ponta Negra, com 16 casos, e Parque Dez, com 13 confirmados.

Confira nos mapas abaixo a diferença entre o primeiro boletim divulgado no dia 27 de março e o mais atual. No primeiro aparecem apenas 27 bairros com casos confirmados, sendo que o bairro com maior incidência tinha apenas 10 positivos para o vírus.

Municípios

Em relação aos municípios, o total é de 10 com casos confirmados, incluindo a capital. Até esta quinta-feira foram confirmados 229 casos de Covid-19, sendo 205 (89,5%) casos de residentes da capital e 24 no interior do estado.

O município de Manacapuru apresenta a maior frequência, com 6 (2,6%), seguido dos municípios de Itacoatiara e Santo Antônio do Içá com 4, cada um (1,7%).

Confira a comparação entre o primeiro e o segundo boletim:

A incidência de casos confirmados no estado é 8,7 por 100.000 habitantes. Os municípios de Santo Antônio do Içá e Tonantins apresentam a maior taxa, com respectivamente, 18,5 e 16,0 confirmados por 100 mil habitantes

Descartados e óbitos

Até o momento, foram descartados 228 casos para Covid-19, sendo 3 testando positivo para Influenza A (H1N1) e 15 para outros vírus respiratórios. Em 196 casos há informação de outras causas respiratórias

No Amazonas, havia registro de três óbitos confirmados por coronavírus, até quarta-feira (1), correspondente a uma taxa de letalidade de 1,3%. Os 3 pacientes que evoluíram para óbito são do sexo masculino e com idade entre 40 e 49 anos, sendo um caso de residente do município de Parintins e dois residentes da capital.

Destes pacientes que foram a óbito, dois estavam internados no Hospital Delphina Abdel Aziz. Essas três vítimas apresentavam fatores de risco para agravamento, sendo um com diabetes mellitus e dois com hipertensão e obesidade.

Depois da consolidação dos dados dos boletins, mais outras duas pessoas morreram na capital em decorrência de complicações do vírus, subindo para 5 óbitos.

Histórico dos notificados

O maior número de registros ocorreu entre o final do mês de março e início de abril, no qual foram notificados 118 casos da doença. Destes, 10,4% possuíam histórico de viagens nacionais (outros Estados) ou internacionais nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

Dos 62 municípios do Estado do Amazonas, somente a capital, desde o dia 28/03/2020, passou a ser considerada municípios de transmissão comunitária, visto o número de casos confirmados de COVID-19.

Faixa etária e principais sintomas

Dentre a faixa etária dos pacientes, a maioria são jovens adultos de 20 a 39 anos (42,4%), seguido pelos de 40 a 49 anos (41,4%). Nos idosos a ocorrência é de 12%, porém são os que possuem o maior risco de agravamento da doença.

Os sintomas mais frequentes dos infectados foram tosse e/ou febre (44,3%), dor de garganta (22,8%) e desconforto respiratório (18,4%). Desses casos, 15,3% necessitaram de internação.

Dos pacientes internados, 51,4% foram encaminhados para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A FVS ressalta que 7,8% pacientes diagnosticados com Covid-19 necessitaram de suporte intensivista, indo para a UTI.

Reportagem: Fabrinne Guimarães

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *