Governador suspende aulas, visitas a presídios e férias na Susam, como precaução contra Coronavírus

Governador suspende aulas no Estado

Governador suspende aulas no Estado, para se antecipar ao pico da crise do Coronavírus. Escolas municipais também anteciparam recesso escolar do meio do ano. Fotos: Maurílio Rodrigues/ Semcom/ Divulgação

O governador Wilson Lima decidiu antecipar o recesso escolar do meio do ano. As aulas nas escolas estaduais ficam suspensas a partir desta segunda (16/03), por 15 dias, até nova avaliação. A suspensão é apenas nas escolas da capital. Além das escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estão suspensas as atividades do Cetam, da FunaTI (Terceira Idade) e da UEA. A Prefeitura de Manaus antecipou o recesso escolar do meio do ano.

“No interior é mais difícil de o Coronavírus chegar que na capital”, disse o governador. “Mas o cenário muda e nós estamos acompanhando”, acrescentou.

Há possibilidade de que as aulas da rede estadual sejam ministradas via Centro de Mídias. “Estamos recomendando que as escolas particulares também suspendam as aulas. Não estamos proibindo aulas, mas apenas recomendando”, disse o governador.

Wilson assinou decreto de Emergência na Saúde do Amazonas, por 120 dias. Ficam suspensos, pelo prazo de 15 dias, todos os eventos promovidos pelo Governo do Estado. Aí está incluído o Festival Amazonas Jazz.

A autoridade portuária, responsável pelo Porto de Manaus, poderá suspender atracação de cruzeiros e outras embarcações de grande porte. A Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias.

Foi criado Comitê Intersetorial de Combate ao Coronavírus, reunindo várias secretarias, para reuniões diárias de avaliação. Fazem parte Casa Civil, Susam, FVS, Secom, Sefaz, SSP, Seduc, Sejus, Seap, Amazonastur, SNPH e Arsepam, antiga Arsam.

 

Férias canceladas na Susam

Todos os servidores da Susam estão com as férias canceladas até o dia 15 de maio. O governador autoriza a contratar, de forma temporária, funcionários para reforçar os quadros da pasta de Saúde.

“O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União, repasse para os Estados. O Amazonas receberá R$ 8,4 milhões. É para reforçar o combate ao Coronavírus. A gente trabalha para evitar que o vírus chegue aqui”, disse.

O anúncio aconteceu, às 17h, em live no FaceBook. Jornalistas fizeram perguntas nos números de WhatsApp da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).

 

Sem casos autóctones

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) fez, há pouco, comunicado de que havia 15 casos de Coronavírus sob observação no Estado. Apenas um, o da esposa do funcionário da Polícia Civil (PC), vinda de Londres, foi confirmado. O esposo e o filho dela, apesar das duas semanas em quarentena, não apresentaram sintomas da doença.

A paciente positiva não tem mais sintomas do Coronavírus e saiu da fase de transmissão. “Ela não transmitiu para ninguém. Nem para parentes próximos, nem para os que tiveram contato com ela. Todos foram testados e o Lacen (Laboratório Central) liberou todos”, disse a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto.

“Os exames são feitos aqui mesmo no Amazonas e em 24 horas temos o resultado, se a pessoa tem ou não o Coronavírus”, disse o governador.

 

Máscaras para 40 dias

Wilson Lima garantiu que não estão faltando máscaras no Amazonas. “O Estado tem 90 mil máscaras recebidas hoje e até sexta-feira chegarão outras 120 mil máscaras”, disse o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias de Souza Lima.

Rodrigo garantiu que pacientes com síndromes gripais e quadros mais graves serão removidos em UTI aérea do interior. O Estado alcançará 150 leitos de UTI. Para os casos mais graves, os pacientes serão encaminhados ao hospital Delphina Aziz.

“Pessoas que apresentam sintomas de qualquer sídrome gripal – este é o período chuvoso, onde aumenta o número de caso – podem procurar qualquer unidade da rede. Isso vale para as Unidades Básicas (UBS, municipais), como UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Mas lembre-se, 80% dos casos são brandos. Serão atendidos pelas equipes de saúde, encaminhados aos domicílios e equipe de investigação fará, em casa, a coleta da amostra”, disse o secretário.

“Temos recebido, na rede da Susam, pessoas que estiveram na Europa ou nos EUA. Isso é frequente. Querem fazer exames e a orientação é ‘não’. Temos que preservar esses insumos para os pacientes que têm sintomas”, disse Rosemary.

 

Triplicar UTIs e número de exames

Rodrigo Tobias disse que, se houver aumento do número de casos, será feito aluguel de leitos de UTI. “Há empresas que alugam esse serviço e também podemos recorrer à rede privada”, disse. “É possível dobrar o número de leitos”, acrescentou.

“Temos número limitado de testes. Só testaremos quem chegar do exterior e tiver sintomas: dor de garganta, coriza, falta de ar, febre alta… Se preencher essas condições deve se apresentar a unidade da Semsa ou da Susam. Ali será avaliada por profissional médico e aí o Lacen será acionado para fazer a coleta”, disse a presidente da FVS.

“Não há teste apenas por curiosidade”, disse Wilson. “Você estaria tirando material a ser utilizado por quem realmente precisa”, esclareceu. “Pedimos que as pessoas não superlotem as unidades de saúde, se não precisam disso”, acrescenta. “Temos mais de 300 casos de internados por síndromes gripais da rotina (influenza A, H1N1, Influenza B). Esses sintomas não significam que a pessoa esteja com Coronavírus”, disse a presidente.

 

Isolamento domiciliar

Rosemary esclareceu sobre o isolamento domiciliar. “Casos leves não serão internados, mas permanecerão em casa, num quarto separado. De preferência com banheiro, utensílios, roupa de cama e banho e lavagem separados. Um cuidador será orientado e fará o acompanhamento utilizando máscaras. A vigilância epidemiológica da Susam ou da FVS fará o acompanhamento diário, duas vezes por dia. Aí veremos se ela está com agravamento e se será necessário removê-la para hospital”, disse a presidente.

Pessoas que estejam no mesmo voo de infectados serão acompanhados. Wilson Lima indicou o número 136, do Ministério da Saúde (MS), e o aplicativo (App) coronavirussus, para tirar dúvidas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *