Bebê de 3 meses morre por suspeita de asfixia durante mamada materna

Bebê de 3 meses morre por suspeita de asfixia durante mamada materna

Bebê de 3 meses morre por suspeita de asfixia durante mamada materna. Foto: Divulgação

O pequeno Heitor Gabriel Fragoso da Silva, de apenas 3 meses, morreu por suspeita de se afogar com leite enquanto era amamentado pela mãe. O caso aconteceu no bairro Monte da Oliveiras, zona Norte de Manaus, nesta quinta-feira (20).

Por volta das 4h30 da madrugada, a mãe Daiana Fragoso da Silva, 25, acabou dormindo com a criança no colo enquanto o amamentava. O pequeno pode ter regurgitado, em razão de um refluxo, ou aspirado e se asfixiado com o leite materno.

Bebê de 3 meses

Quando Daiana acordou, a criança já estava morta. Ela ainda chegou a pedir socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas apenas foi constatado o óbito. O corpo bebê foi levado para Instituto Médico Legal (IML) para procedimentos cabíveis e, posteriormente, será entregue à família.

Casos de asfixia por leite materno são comuns, segundo o Conselho Regional de Pediatria, e servem de alerta aos pais quanto ao perigo da criança aspirar o leite materno pelos brônquios. Esse tipo de asfixia geralmente leva a óbito, mesmo no ambiente hospitalar.

Arrotar

Colocar o pequeno para arrotar, um procedimento antigo, feito de forma ancestral, pode evitar refluxo e regurgitação do leite. Quando a criança regurgita ou vomita, estando deitada, o leite pode ir para os canais de brônquios e tapá-los. A mãe deve amamentar a criança em pé e fazê-la arrotar, antes de deitá-la.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *