PMN no AM passa a reservar 10% das vagas para candidatos LGBTQ+

PMN Amazonasa passou a reservar 10% das vagas para candidatos LGBTQ+. Foto: Amanda Monteiro/PMN Amazonas

Nesta semana, o Partido da Mobilização Nacional no Amazonas (PMN-AM) assinou uma portaria que determina que os diretórios municipais reservem 10% do total de vagas para candidatos LGBTQ+. A sigla diz ser a primeira do país a reservar vagas para candidatos identificados com a causa.

A  portaria foi assinada pelo presidente estadual da sigla, Marcelo Amil, na noite de quarta-feira (29). A medida marca o Dia da Visibilidade Trans, lembrada neste dia 29 de janeiro.

“O PMN está estruturando no Amazonas um movimento, que é o PMN Diversidade, para nós organizarmos dentro do partido políticas que garantam direitos a esse segmento da sociedade que, infelizmente, é vulnerável e ainda sofre muita discriminação tanto na sociedade em geral, assim como no mercado de trabalho. Há muita homofobia a ser combatida e o PMN vai fincar bandeiras para combater toda e qualquer forma de discriminação”, disse Amil.

O encontro aconteceu na sede do PMN Amazonas, no Conjunto Eldorado, Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a participação de representantes de movimentos sociais LGBTQ+. Naty Veiga, uma das coordenadoras estaduais do PMN Diversidade, tem assento no conselho político estadual.

“Só se consegue fazer políticas públicas através da política, por isso o PMN Amazonas está abraçando a comunidade LGBTQ+ ao lançar o diretório PMN Diversidade. Nós estamos incluídos na categoria de vulnerabilidade social, por isso é importantíssimo para termos direitos básicos como Educação, Saúde, Emprego e que nesses locais não haja a discriminação”, ressaltou.

O partido afirma que a reserva de vagas apoia a introdução de novos representantes na política “que combatam os discursos agressivos contra os homossexuais e os retrocessos encabeçados por políticos de extrema direita”.

portaria foi assinada pelo presidente estadual da sigla, Marcelo Amil. Foto: Amanda Monteiro/ PMN Amazonas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *